Árvores foram levadas junto com o solo que cedeu em Criciúma por consequência das chuvas. População relata preocupação.
Um morador que gravava os estragos causados pela chuva em Criciúma, no Sul de Santa Catarina, quase foi arrastado junto com as árvores e o solo durante um deslizamento de terra. O exato momento foi flagrado por ele.
Na gravação, é possível ver que o local apresentava rachaduras. Em segundos, a fenda aumenta e o solo cede, inclusive onde o homem estava Ele então, percebe que o solo começa a baixar e se afasta correndo. Nas imagens se vê que a terra desce rapidamente, levando árvores inteiras junto.
A área é parte de uma propriedade privada, mas usada como ponto de travessia pela vizinhança. A Defesa Civil informou que não há riscos aos moradores próximos.
Uma das moradoras do local, Karine Beron, relatou que equipes da Defesa Civil municipal estiveram no local duas vezes após o deslizamento. Lonas foram colocadas no terreno para tentar estabilizar o solo.
"O deslizamento está perto de outras casas. Estamos com medo", disse.
Coordenador da Defesa Civil de Criciúma, Fred Gomes, informou que o local vai ser monitorado nas próximas horas. "É o tipo de ocorrência que a gente tem que esperar. Sabemos que pode ter mais alguma movimentação do solo", afirmou.
Chuvas e enchentes
As fortes e contínuas chuvas atingem Santa Catarina desde 3 de outubro. Todas as regiões do estado são castigadas pelo evento. A região mais afetada é o Vale do Itajaí. Por lá, cidades inteiras ficaram debaixo d'água.
Em Blumenau, a Oktoberfest, maior festa alemã das Américas foi cancelada duas vezes dentro do período. Ao menos 111 dos 295 municípios do estado estão em situação de emergência.
Pais não souberam informar o tempo que a menina ficou submersa na água.
Equipes de socorro tentaram reanimar a vítima de 34 anos, que não resistiu e morreu no local.
Autores do homicídio foram absolvidos após júri popular ocorrido na sexta-feira (09), em Ponte Serrada.
Automóvel foi destruído pelas chamas na noite deste sábado.
Idosa de 69 anos e homem de 39 foram encaminhadas ao hospital.
Três centros de reabilitação para dependência química são alvo de denúncias de trabalho forçado, abusos sexuais e dopagem em Santa Catarina