Tivi São Lourenço, 12 de maio de 2025
Segurança

Morador escapa por pouco de ser arrastado por deslizamento de terra em SC

Árvores foram levadas junto com o solo que cedeu em Criciúma por consequência das chuvas. População relata preocupação.

Por G1/SC

Atualizado em 14/10/2023 | 12:02:00

Um morador que gravava os estragos causados pela chuva em Criciúma, no Sul de Santa Catarina, quase foi arrastado junto com as árvores e o solo durante um deslizamento de terra. O exato momento foi flagrado por ele.

Na gravação, é possível ver que o local apresentava rachaduras. Em segundos, a fenda aumenta e o solo cede, inclusive onde o homem estava Ele então, percebe que o solo começa a baixar e se afasta correndo. Nas imagens se vê que a terra desce rapidamente, levando árvores inteiras junto.

A área é parte de uma propriedade privada, mas usada como ponto de travessia pela vizinhança. A Defesa Civil informou que não há riscos aos moradores próximos.

Uma das moradoras do local, Karine Beron, relatou que equipes da Defesa Civil municipal estiveram no local duas vezes após o deslizamento. Lonas foram colocadas no terreno para tentar estabilizar o solo.

"O deslizamento está perto de outras casas. Estamos com medo", disse.

Coordenador da Defesa Civil de Criciúma, Fred Gomes, informou que o local vai ser monitorado nas próximas horas. "É o tipo de ocorrência que a gente tem que esperar. Sabemos que pode ter mais alguma movimentação do solo", afirmou.

Chuvas e enchentes
As fortes e contínuas chuvas atingem Santa Catarina desde 3 de outubro. Todas as regiões do estado são castigadas pelo evento. A região mais afetada é o Vale do Itajaí. Por lá, cidades inteiras ficaram debaixo d'água.

Em Blumenau, a Oktoberfest, maior festa alemã das Américas foi cancelada duas vezes dentro do período. Ao menos 111 dos 295 municípios do estado estão em situação de emergência.

NOTÍCIAS RELACIONADAS