Além de Palmitos, o município de Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, também registrou o fenômeno, segundo a Defesa Civil.
A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a segunda ocorrência de tornado durante os temporais que atingiram o estado na última sexta-feira (9). Além de Palmitos, cidade no Oeste onde um homem morreu ao ser atingido por uma árvore, o município de Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, também registrou o fenômeno horas depois.
A confirmação foi divulgada na noite de domingo (11), um dia após o órgão também ter classificado como tornado o fenômeno climático que matou Ivan Elias Oldenburg, de 51 anos, em Palmitos.
Ainda na sexta-feira, a Defesa Civil havia confirmado duas mortes em decorrência dos temporais. O número foi atualizado para um óbito apenas, nesta segunda (12), enquanto o órgão estadual "busca mais informações" sobre o caso.
O órgão estadual constatou o tornado após análise de imagens de radar meteorológico e registros feitos por drones. O fenômeno causou destelhamentos, queda de árvores e outras estruturas, além de outros transtornos. Também foram identificados danos nas construções e na própria vegetação em forma de rastro, outra característica típica de tornado.
O tornado é caracterizado por uma coluna de ar em rotação que se estende da base de uma nuvem de tempestade até o solo, apresentando alto potencial destrutivo devido aos ventos intensos.
Santa Catarina é uma das regiões do país mais favoráveis à formação de nuvens cumulonimbus, as que podem dar origem a tornados.
O sistema atingiu inicialmente o Oeste catarinense e municípios que fazem divisa com o Rio Grande do Sul no início da tarde de sexta, avançando pelas demais regiões no restante do dia e à noite.
Segundo a Defesa Civil, o sistema causou fortes tempestades no Oeste. Ao perder intensidade na região, voltou a se intensificar sobre áreas da Grande Florianópolis.
A tempestade foi caracterizada pelo órgão como uma supercélula (tempestade severa). Ela se formou ainda sobre a Serra e se intensificou rapidamente após passar pelos municípios de Bom Retiro, na mesma região, e Alfredo Wagner, Anitápolis e Rancho Queimado, já na Grande Florianópolis. Ela atingiu o trecho sul de Santo Amaro da Imperatriz entre 19h e 19h30.
Morte
Ivan Elias Oldenburg, de 51 anos, morreu por volta das 14h30, após ser atingido pela queda de uma árvore na Linha Barra do Palmito. A vítima foi encontrada já sem vida e o corpo foi resgatado pelos bombeiros.
Calamidade
Diante do cenário de destruição, a prefeitura de Palmitos formalizou, junto à Defesa Civil, o pedido de ajuda humanitária para atender as famílias afetadas pelo tornado. A solicitação inclui suporte emergencial para garantir abastecimento básico, acolhimento temporário e condições mínimas de dignidade às pessoas desalojadas e às residências danificadas.
O pedido foi encaminhado com base nos levantamentos realizados pelas equipes técnicas e visa assegurar uma resposta rápida e eficiente diante da situação emergencial.
Mãe de Francisco Oltramari conheceu um tratamento que pode mudar a vida do filho através de filme na Netflix.
No município de Chapecó, no Oeste de SC, Anna Luiza, de 7 anos, é ouvinte e aprendeu Libras desde bebê para conversar com a mãe, Cristiane Brandt, que é surda
Guarda ouviram gritos de socorro e encontraram a vítima que teria percorrido toda a distância pela tubulação. Caso aconteceu em Chapecó.
Jornais destacaram a presença de mais de 2 milhões de pessoas, figurinos com as cores do Brasil e o impacto econômico do evento.
Millena Brandão estava internada desde o dia 28 de abril após ser diagnóstica com um tumor cerebral
Polícia e bombeiros foram acionados para retirar morador na tarde desta terça-feira.