03 de fevereiro de 2026
Social

PM reforça segurança da Efaislo com cavalaria, aeronave Águia 4 e veículos de representatividade

Esquema especial contará com reforço de efetivo, integração entre forças de segurança e atrações institucionais durante os quatro dias do evento.

Por Assessoria Acislo

Atualizado em 02/02/2026 | 20:56:00

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) confirmou um esquema especial de segurança para os quatro dias da Efaislo, que acontece de 5 a 8 de fevereiro, no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em São Lourenço do Oeste. A atuação contará com reforço de efetivo, integração com outras forças de segurança e atrações institucionais que aproximam o público do trabalho policial, como a cavalaria, a aeronave Águia 4 e veículos de representatividade.

De acordo com o comandante da Polícia Militar de São Lourenço do Oeste, capitão Ricardo Saremba, uma das novidades desta edição será a presença da aviação da PM. Salvo alguma demanda excepcional, o Águia 4 estará na feira no sábado (7). Já no domingo (8), haverá a participação da aviação da Polícia Civil. Segundo o comandante, a iniciativa amplia a visibilidade do trabalho das forças de segurança e fortalece a integração durante o evento.

A cavalaria, que tradicionalmente chama a atenção do público, virá de Chapecó, reforçando o policiamento ostensivo, especialmente nos horários de maior fluxo de pessoas. Além disso, a Polícia Militar contará com o apoio do policiamento tático de Xanxerê, somado ao policiamento ordinário das duas regiões. Conforme Saremba, todo o efetivo administrativo da PM local também será redirecionado para atuar na Efaislo durante a semana do evento.

Outro destaque será a exposição de veículos históricos e de representatividade da Polícia Militar, como uma Rural Willys e uma BMW. O comandante explica que os veículos não são utilizados em operações, mas em eventos institucionais. “São viaturas com contexto histórico e esportivo, que ajudam a aproximar a comunidade da Polícia Militar, assim como a Polícia Civil também fará”, ressalta.

A atuação da PM seguirá os moldes da edição anterior, com ajustes conforme a demanda. O efetivo médio será de cerca de 30 policiais militares por dia, em sistema de revezamento, com reforço nos horários de shows, quando há maior concentração de público.

Saremba também destacou a atuação integrada com a Polícia Civil e a segurança privada. Segundo ele, a revista e o controle de acesso ficam sob responsabilidade da vigilância privada, enquanto a Polícia Militar atua na preservação da ordem pública. “Trabalhamos de forma harmônica e complementar”, afirma. Reuniões finais entre as forças envolvidas devem definir os últimos protocolos antes do início da feira.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.