02 de fevereiro de 2026
Social

Uno São Lourenço do Oeste apresenta novo diretor em cerimônia oficial

O ex-diretor da unidade, professor Haroldo Wilson Farinon, também se pronunciou durante a cerimônia, relembrando sua trajetória e destacando o significado do período em que esteve à frente da gestão.

Por Marcelo Coan /AI Uno São Lourenço do Oeste

Atualizado em 29/01/2026 | 22:23:00

A Unidade Fora de Sede da Unochapecó em São Lourenço do Oeste realizou, na noite de terça-feira (27), no auditório do campus, a cerimônia oficial de apresentação do novo diretor do campus, professor Fábio José Busnello. O ato contou com a presença do vice-reitor e pró-reitor de infraestrutura e gestão da Unochapecó, José Alexandre De Toni, e da pró-reitora de ensino, pesquisa e extensão, Andrea de Almeida Leite Marocco, além de autoridades, lideranças locais, comunidade acadêmica e representantes de entidades.

Ao assumir oficialmente a condução do campus, o professor Fábio José Busnello destacou o sentimento de satisfação e o compromisso com o fortalecimento da unidade e com o desenvolvimento regional. “É uma grande satisfação assumir a direção do Campus São Lourenço do Oeste. Fico muito feliz de vir para essa região, que é promissora e que já formou muitos profissionais que hoje fazem a diferença", afirmou. Segundo ele, o foco da nova gestão será o cuidado com a estrutura, o zelo com o ambiente acadêmico e a busca permanente pela qualidade do ensino. “Os nossos estudantes passam boa parte da vida aqui, estudando, se preparando. Por isso, somos motivados a cuidar, a qualificar e a fortalecer ainda mais a qualidade acadêmica para que o campus continue crescendo a passos largos", ressaltou.

Busnello também fez questão de reconhecer a trajetória construída ao longo dos anos e o trabalho coletivo que consolidou a unidade. Segundo ele, o campus foi construído com muitas mãos e, por isso, é preciso continuar abraçando São Lourenço do Oeste com garra, com qualidade acadêmica e com compromisso com o desenvolvimento regional. "As lideranças, as empresas, as entidades e os municípios podem contar com a nossa gestão e com todo o apoio da Unochapecó”, completou.

O ex-diretor da unidade, professor Haroldo Wilson Farinon, também se pronunciou durante a cerimônia, relembrando sua trajetória e destacando o significado do período em que esteve à frente da gestão. Conforme ele, foram dez anos de dedicação. "A universidade mudou a minha vida, e eu sempre tive o desejo de devolver um pouco de tudo aquilo que vivi aqui, ajudando a transformar a vida das pessoas”, afirmou.

Farinon relembrou que ingressou na instituição em 2007, como acadêmico, tornou-se professor e, posteriormente, gestor. “Assim como a universidade mudou a minha trajetória, eu sempre procurei contribuir para a transformação dos meus alunos e da comunidade. É muito gratificante encontrar ex-alunos que hoje são colegas de profissão, gestores, empresários". Para ele, isso mostra o impacto que a universidade tem na sociedade. Embora deixe a direação da Uno São Lourenço do Oeste, Farinon afirma que seguirá atuando como professor e apoiando a gestão da unidade.

O vice-reitor e pró-reitor de infraestrutura e gestão da Unochapecó, José Alexandre De Toni, explicou que a mudança na direção faz parte de um replanejamento estratégico. Ele frisa que o professor Haroldo esteve à frente da unidade por dez anos, com uma contribuição muito importante e que a transição ocorre em função de compromissos particulares e da necessidade de dedicação integral à direção. 

De Toni ressaltou ainda a posição estratégica de São Lourenço do Oeste e o potencial de crescimento da unidade. O vice-reitor entende que geograficamente, o município está em uma posição privilegiada, na divisa com o Paraná, o que permite oportunidades para ampliar cursos, fortalecer a prestação de serviços e aproximar ainda mais a universidade das demandas regionais. "Nosso objetivo é fortalecer primeiro São Lourenço para, a partir daqui, expandir para outras cidades do Oeste”, afirmou.

A pró-reitora de ensino, pesquisa e extensão da Unochapecó, Andrea de Almeida Leite Marocco, destacou que o momento representa continuidade e inovação. Ela lembrou que atualmente a unidade oferta os cursos de Psicologia, Direito, Administração e Ciências Contábeis, e que a instituição trabalha para ampliar o portfólio. “Temos estrutura física, corpo docente qualificado, mestres, doutores e especialistas. Todo o portfólio da Unochapecó está à disposição de São Lourenço do Oeste. O que precisamos é compreender a demanda da sociedade local para trazer novos cursos, inclusive áreas como saúde, engenharias e outros que já estão aprovados”, destacou.

Andrea também ressaltou o papel da universidade comunitária no desenvolvimento regional. Segundo ela, ter uma universidade em São Lourenço do Oeste é sinônimo de pesquisa, ensino de qualidade e extensão que aproxima a instituição da comunidade. "É um orgulho para o município e para toda a região. Estamos há mais de décadas aqui e, neste ano, celebramos 30 anos de presença em São Lourenço do Oeste. Temos convicção de que podemos fazer muito mais”, afirmou.

A cerimônia contou ainda com a presença do secretário municipal de Educação, Alex Cleidir Tardetti, que no ato representou o prefeito municipal, Agustinho Assis Menegatti; do presidente da Câmara de Vereadores, Edisson Demarchi; da presidente da Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo), Josiane Amadori Boito; do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Jociel Beal; além de professores, equipe administrativa, imprensa, acadêmicos e membros da comunidade.

Quem é o novo diretor

Fábio José Busnello é Doutor em Produção Vegetal pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2015). Mestre em Agronomia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo (2012). Graduado em Agronomia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2010). Atua na área de Agronomia, com ênfase em Produção Vegetal, desenvolvendo atividades voltadas aos temas de ciclagem de nutrientes, agricultura de precisão, planejamento e inovação na agricultura. Possui experiência em pesquisa, ensino e extensão, com foco na aplicação de tecnologias sustentáveis para o aumento da eficiência produtiva e melhoria da gestão agrícola.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.