Mascarello frisa que o novo médico não gera significativos custos para o município, já que o salário do profissional é custeado pelo Ministério da Saúde.
Com o propósito de atender as demandas da população, a administração municipal de Novo Horizonte, através da Secretaria de Saúde, ampliou a equipe médica do município com a contratação de mais um profissional da área. O novo profissional, que iniciou o atendimento ao público no dia 5 de setembro, foi contratado por meio do programa Mais Médicos, do governo federal.
Segundo o secretário de Saúde do município, Rogerio Acacio Mascarello, a adesão ao programa é uma continuidade, já que desde 2015 o município utiliza o programa nacional – recentemente, por não existir edital do Ministério da Saúde, o município precisou fazer uma contratação de um médico via Consórcio Intermunicipal de Saúde (Conims). Mascarello explica que agora são dois profissionais a disposição da população. Um deles, que já estava efetivado no município, segue a atuação junto a Estratégia da Saúde da Família (ESF). “A adesão ao programa é para que o município tenha dois profissionais e consiga atender as demandas na área da saúde”, disse adiantando que o médico contratado, Dr. Paulo Ricardo, deve atuar no atendimento diário, visitas a domicílio, procedimentos e atendimento aos grupos de saúde.
“Um município como o nosso até poderia atender com um médico apenas, mas com dois profissionais a gente consegue fazer um trabalho mais amplo. Com apenas um profissional não é possível fazer a prevenção e a parte curativa”. Com a nova contratação o município passa a atender com dois médicos clínicos gerais, um médico ginecologista, um médico pediatra, nutricionista, duas psicólogas, dois odontólogos, fisioterapeuta, assistente social, farmacêutico e uma ampla equipe de enfermagem.
Mascarello frisa que o novo médico não gera significativos custos para o município, já que o salário do profissional é custeado pelo Ministério da Saúde. A contrapartida é a disponibilidade de moradia – o município possui uma casa própria para isso – e um auxilio com alimentação.
Segundo o prefeito, Vanderlei Sanagiotto, a manutenção de dois profissionais médicos no atendimento clínico da população é o cumprimento do plano de governo. “Nossa prioridade é o atendimento da população”. Citando os grupos de saúde – hipertenso e diabéticos, homem, gestantes e saúde mental – o executivo municipal afirma que o grande objetivo é atuar na prevenção. Ele adianta que a saúde é uma das áreas prioritárias da administração e que os investimentos não param.
Brasil registrou 1º caso da doença em granja comercial na quinta-feira (15). Doença circula no mundo desde 2006, mas só chegou ao Brasil em 2023. Até essa quinta, gripe aviária só havia atingido aves
Além de Palmitos, o município de Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, também registrou o fenômeno, segundo a Defesa Civil.
Mãe de Francisco Oltramari conheceu um tratamento que pode mudar a vida do filho através de filme na Netflix.
No município de Chapecó, no Oeste de SC, Anna Luiza, de 7 anos, é ouvinte e aprendeu Libras desde bebê para conversar com a mãe, Cristiane Brandt, que é surda
Guarda ouviram gritos de socorro e encontraram a vítima que teria percorrido toda a distância pela tubulação. Caso aconteceu em Chapecó.
Jornais destacaram a presença de mais de 2 milhões de pessoas, figurinos com as cores do Brasil e o impacto econômico do evento.