Lista dos criminosos mais procurados de Santa Catarina inclui foragido desde 1995, mulher no alerta da Interpol e condenado a mais de 83 anos de prisão
Lista dos criminosos mais procurados de Santa Catarina inclui foragido desde 1995, mulher no alerta da Interpol e condenado a mais de 83 anos de prisão
O Portal Foragidos foi criado em 2023, após uma reportagem do ND Mais revelar que o estado não possuía essa estratégia de segurança pública para localizar e prender criminosos.
A lista permite que a população e as forças de segurança cooperem na captura. Com a divulgação do nome e rosto dos foragidos, os cidadãos podem informar anonimamente o paradeiro dos criminosos mais procurados, em troca de recompensa financeira em alguns casos.
O estado tem 8,2 mil procurados e 12 foragidos, segundo o painel do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Uma pessoa é considerada foragida da Justiça quando, após ser notificada ou ter conhecimento do mandado de prisão, se esconde para evitar o cumprimento de determinações judiciais.
Conheça os criminosos mais procurados de Santa Catarina
1. Dario de Souza
Aos 62 anos, o assassino do Vale do Itajaí é o foragido mais antigo do estado. Dario de Souza é procurado desde 1995, quando cometeu um homicídio no município de Vidal Ramos.
Segundo a polícia, ele entrou na casa de um homem e efetuou um disparo na cabeça dele, deixando a arma ao seu lado, simulando um suicídio. A vítima seria o marido da mulher com quem tinha um relacionamento.
Dario chegou a ser preso e fugiu pouco antes de ir a julgamento. Ele foi condenado a 14 anos de reclusão em regime fechado e possui mandado de prisão aberto por homicídio.
2. Silvana Seidler
Silvana Seidler, de 58 anos, é a única mulher entre os criminosos mais procurados de Santa Catarina. Ela é acusada de matar a própria filha em Tubarão, caso que chocou o estado em dezembro de 2014.
A mãe comunicou o desaparecimento da filha à polícia, mas familiares logo passaram a suspeitar de seu comportamento. Ela foi vista pela última vez ao deixar a delegacia a pé, sem nenhum pertence.
Naquela noite, o corpo de Carol Seidler Calegari, de 7 anos, foi localizado em um quarto nos fundos da casa de Silvana. A criança estava em uma caixa de brinquedos, com sinais de esganadura e um bilhete escrito “esse é o teu presente de Natal”.
Natural do Rio Grande do Sul, Silvana Seidler possui mandado de prisão preventiva pelos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver. Ela consta na lista de procurados da Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal).
3. Gabriel Maurilio Ilha
Conhecido como Biel, Gabriel Maurilio Ilha foi condenado a cerca de 83 anos por dois homicídios e uma tentativa triplamente qualificados, receptação de carro, participação em organização criminosa e corrupção de menores.
Ele foi acusado de matar Matheus Avi de Oliveira, de apenas 6 anos, durante um tiroteio em Joinville, em junho de 2015. O menino foi morto enquanto caminhava na rua com a avó Natália Vioczorkowski, de 57 anos, ferida por um tiro na perna.
O criminoso, que atualmente tem 32 anos, começou a cumprir a pena na Penitenciária Industrial de Joinville. Ele escapou duas vezes da cadeia, uma em 2016 e outra em novembro de 2022, e não foi localizado desde então.
4. Daniel Mariano
Também em Joinville, Daniel Mariano possui três mandados de prisão preventiva pelos crimes de roubo, homicídio qualificado e organização criminosa.
Os mandados foram expedidos em 2020 pelo TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina), com validade até 2059. O foragido de 27 anos é natural de Uirapuru, em Goiás.
5. Gustavo Amarilla
Entre os criminosos mais procurados de Santa Catarina, está Gustavo Amarilla, de 37 anos. Ele possui três mandados de prisão por homicídio, furto e roubo qualificados. Segundo a Polícia Civil, os crimes foram cometidos na região de Lages.
Ele foi denunciado por homicídio em maio de 2017. Gustavo Amarilla estava detido no Presídio de Joaçaba, no entanto, se evadiu da prisão e possui um mandado de recaptura expedido em 2021 pela Vara Regional de Execuções Penais da Comarca de Chapecó.
6. Manoel Messias de Jesus Santos
Natural de Barra da Estiva, na Bahia, Manoel Messias de Jesus Santos está foragido por dois homicídios, sendo um deles qualificado, cometidos na região de Joinville.
Os mandados de prisão preventiva contra o homem de 63 anos foram expedidos pelo TJSC em 2020 e 2021.
Motorista de carro morreu preso nas ferragens e companheira dele também não resistiu.
Envolvidos ainda teriam tentado atear fogo em uma residência.
Bombeiros chegaram a ser acionados, mas vítima já estava sem os sinais vitais.
Passageiro foi localizado ferido no hospital, mas não soube informar sobre o condutor.
Autor chegou a fugir do local, mas foi localizado e preso na própria casa.
Defesa apontou que animal era de estimação do filho de 7 anos do réu, mas justificativa foi rejeitada pelos jurados.