O túnel conta com 943 metros de extensão, com profundidade de 60 metros, e até 80 metros em alguns pontos.
O governador Jorginho Mello e o secretário de Estado adjunto da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando, assinaram nesta sexta-feira, 22, a ordem de serviço da obra do túnel de macrodrenagem, que vai aumentar a vazão das águas pluviais e fluviais para evitar enchentes, promover desenvolvimento urbano sustentável e melhorar a segurança e qualidade de vida da população.
“Eu tenho aqui ao meu lado o prefeito Oscar que é um parceiro na luta em resolver as grandes questões. É muito gratificante poder ajudar a realizar tantas e tantas obras pelo estado que são extremamente importantes e que Santa Catarina esperava há muitos anos. Então, tudo o que a gente puder fazer para mitigar, para evitar danos, a gente vai fazer”, disse o governador.
O prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, destacou que, durante muitos anos, a cidade enfrentou cheias que impactaram a vida das famílias e por isso hoje é um dia histórico para o município. “Aqui começa o fim dos alagamentos em Xanxerê”, destacou o prefeito emocionado. Ele abriu a fala agradecendo a parceria com o Estado e a prontidão do governador Jorginho Mello em acabar com o sofrimento dos moradores.
“Por muitas vezes enfrentamos alagamentos que causam prejuízos materiais, perda de vidas, inundações que afetam o comércio, a mobilidade urbana e trazem grande apreensão para todas as famílias. Agora, um passo histórico foi dado com a assinatura da ordem de serviço da obra do túnel de macrodrenagem. Não é uma obra tão simples, ela é vista pela engenharia como audaciosa e futurista. Então, graças ao nosso governador Jorginho Mello, ao Estado, a nossa equipe da Prefeitura, a todas as pessoas que se mobilizaram, vamos fazer o túnel para que o nosso povo não sofra mais com as enchentes. Muito obrigada governador por esse olhar atento para com os municípios”, acrescentou o prefeito.
A obra
O túnel conta com 943 metros de extensão, com profundidade de 60 metros, e até 80 metros em alguns pontos. A obra de aproximadamente R$ 20 milhões vai ser construída a partir da parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura de Xanxerê.
A obra terá início às margens do Rio Xanxerê e seguirá até uma área não urbanizada após a BR-282. O processo do serviço contempla escavação em rocha, estabilização, revestimento em concreto projetado e instalação de dispositivos complementares que vão garantir eficiência e segurança ao sistema de drenagem.
Para o secretário de Estado adjunto da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando, essa obra não é uma das maiores já realizadas, ou em andamento pelo Governo do Estado, mas certamente uma das mais importantes para levar segurança ao cidadão. E esse é o compromisso desta gestão municipal, cuidar das pessoas.
“Essa é uma obra que foi estabelecida com prioridade, porque só quem sofre com as enchentes sabe as consequências. Dos mais de 2 mil processos que nós temos na secretaria da Infraestrutura, de convênios com os municípios, essa obra é uma das mais importantes, porque impacta de forma direta e objetiva na vida das pessoas. O governador Jorginho Mello sempre determina que a gente dê atenção para as questões que são impactantes e que transformam a vida das pessoas. E acredito que isso foi muito bem representado hoje em Xanxerê”, destacou o secretário.
Durante o evento também foi assinada a autorização do convênio para o cercamento do Aeroporto Municipal João Winckler, em Xanxerê. O investimento do Governo do Estado, por meio da secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, é de R$ 875 mil. O valor vai ser para adequar a infraestrutura do aeródromo às exigências da legislação e regulamentação aeronáutica estabelecidas pela ANAC, aumentando significativamente a segurança dos voos.
Levantamento servirá de base para futuros programas habitacionais
De acordo com o presidente da Câmara Municipal, João Carlos Suldowski, a demanda surgiu a partir de diálogo com a Associação Comercial de São Lourenço do Oeste (ACISLO).
O parlamentar defendeu a formação de uma federação entre o MDB e o Republicanos, sinalizou apoio à pré-candidatura de Tarcísio de Freitas à Presidência e à reeleição do governador Jorginho Mello (PL).
Conforme justificativa apresentada, todos os bens encontram-se em bom estado de conservação e, com a aprovação da proposta, serão incorporados ao patrimônio público municipal.
O relator e presidente da comissão, vereador Altair Borges (PP), afirmou que a análise foi baseada em estudos jurídicos e técnicos de órgãos e entidades públicas e privadas.
À frente da Procuradoria está a procuradora jurídica Scheila Grefin.