Tivi São Lourenço, 03 de maio de 2025
Segurança

Famílias são resgatadas de casas ilhadas após fortes chuvas e queda de granizo em SC

Cidades do Sul e da Serra catarinense foram atingidas pela tempestade. Estado está em alerta para ventanias.

Por G1/SC

Atualizado em 05/09/2023 | 12:19:00

Cidades do Sul e Serra de Santa Catarina foram prejudicadas entre a noite de domingo (3) e a madrugada desta segunda-feira (4) pelas fortes chuvas que atingiram a região, inclusive com queda de granizo. Balanço do Corpo de Bombeiros registrou atendimentos nas cidades de São Joaquim, Anita Garibaldi e Içara.

Em São Joaquim, ao todo, foram nove pessoas resgatadas pela madrugada e manhã, entre elas duas crianças e um bebê, de residências tomadas pela água, que se elevaram com a cheia do Rio São Mateus.

Os militares também atuaram na retirada também de animais que foram deixados em residências vazias. A cidade foi afetada por fortes ventos e uma tempestade severa com raios.

Em Içara, os Bombeiros precisaram abrir um buraco em um muro para que a água pudesse escoar de dentro de um terreno. A medida, em parceria com a Defesa Civil, foi para minimizar o risco de rompimento da estrutura.

Em Anita Garibaldi, a corporação atendeu uma residência que teve algumas telhas danificadas em por causa das chuvas e granizo

Apesar disso, Santa Catarina está em alerta para tempestades ventanias, com rajadas que podem chegar a 100 km/h na região da Serra.

Entre os alertas para a população, está o risco de destelhamentos, quedas de galhos, árvores e postes e danos na rede elétrica. No mapa abaixo, a corporação apontou a condição de cada região.

NOTÍCIAS RELACIONADAS