Data tem como objetivo principal celebrar o mistério da Eucaristia.
A Igreja Católica celebra nesta quinta-feira, dia 19, a festa de Corpus Christi, uma das datas mais importantes do calendário litúrgico. A data ocorre sempre 60 dias após o Domingo de Páscoa e tem como objetivo principal celebrar o mistério da Eucaristia, ou seja, o corpo e o sangue de Cristo presentes no pão e no vinho consagrados durante a missa.
Conforme o padre Pedro Ângelo Manchini, da Paróquia Santo Antônio de Pádua, de Ponte Serrada, a solenidade é um convite à renovação da fé e à valorização do sacramento da comunhão.
“A celebração enfatiza a importância da comunhão e da unidade dos fiéis em torno do sacramento”, explica.
Uma das tradições mais marcantes da celebração é a confecção dos tapetes coloridos nas ruas por onde passa a procissão eucarística. Feitos com materiais como serragem, sal, flores, pó de café e outros elementos, os tapetes representam símbolos religiosos, passagens bíblicas e elementos da fé cristã.
Eles simbolizam a preparação e o caminho que os fiéis devem percorrer durante a procissão para receber o Corpo de Cristo durante a Eucaristia. Além disso, representam a humildade e a devoção dos fiéis em receber a presença real de Jesus na forma da hóstia consagrada, conforme explica a Igreja Católica.
A procissão, realizada após a missa, é outro momento marcante da celebração. Os fiéis caminham pelas ruas levando o Santíssimo Sacramento, expressando publicamente sua fé.
“A procissão eucarística comum nesta festividade simboliza a caminhada do povo de Deus, manifestando a fé na presença de Cristo no mundo. Esta celebração é uma oportunidade para os católicos renovarem sua fé e testemunharem publicamente o amor de Cristo”, afirma o padre.
A tradição dos tapetes de Corpus Christi teve início na Europa, por volta do século XIII, especialmente em Portugal e na Espanha, e desde então se espalhou por diversas partes do mundo, como a América Latina. Uma das histórias mais conhecidas sobre a origem remonta ao ano de 1264, quando o Papa Urbano IV instituiu oficialmente a festa. Na ocasião, ele ficou impressionado com os tapetes feitos pelos fiéis e decidiu caminhar sobre eles como sinal de respeito e devoção.
Com o passar dos séculos, os tapetes evoluíram de simples arranjos com flores e serragem para verdadeiras obras de arte, envolvendo comunidades inteiras na produção e devoção.
“É uma oportunidade que nós temos, então, de renovar a nossa fé católica. Fica o convite a todos para participarem dessa linda e tradicional festa católica, a festa de Corpus Christi. Deus abençoe a todos e fiquem com Deus", finaliza o padre Pedro Ângelo Manchini.
O fato ocorreu na Rua Osvaldo Aranha, ao lado do Mercado Girassol.
Mãe apresentou versões contraditórias sobre o ocorrido e foi levada para a delegacia.
Mulher dirigia bêbada, com faróis apagados e na contramão. Ela está presa preventivamente e não esboçou arrependimento, afirma delegado.
Ocorrência mobilizou o Corpo de Bombeiros na madrugada desta quarta-feira.
Chamas atingiram área com mais de 16 mil metros quadrados na noite desta terça-feira.
Rapaz de 20 anos estava em parada respiratória quando bombeiros chegaram ao local.