Tivi São Lourenço, 20 de agosto de 2025
Segurança

Adolescente sofre grave acidente de patinete elétrico em SC após decreto restringir uso

Vítima de 15 anos estava com adulto em patinete elétrico quando colidiu com uma moto em Balneário Camboriú

Por ND Mais

Atualizado em 20/08/2025 | 11:29:00

Uma batida entre uma moto e um patinete elétrico deixou um adolescente de 15 anos gravemente ferido na avenida Brasil, em Balneário Camboriú, Litoral Norte de Santa Catarina, na manhã desta terça-feira (19). A vítima foi encaminhada ao Hospital da Unimed após atendimento pré-hospitalar.

Conforme informações do Corpo de Bombeiros, o adolescente foi encontrado caído na rua, inconsciente e sem capacete. Ele apresentava sinais de traumatismo craniano e ferimento na perna esquerda. Além disso, houve a suspeita de que ele estaria com uma fratura no esterno.

O adolescente seria um dos passageiros do patinete elétrico juntamente com outro homem adulto que já estava recebendo atendimento do Samu quando os bombeiros chegaram. Este acidente ocorreu após a prefeita Juliana Pavan declarou tolerância zero para menores de 16 anos usando estes veículos.

BC Trânsito faz fiscalizações após novo decreto

O Decreto Municipal nº 12.547/2025 atualizou o regramento de micromobilidade para equipamentos de mobilidade individual autopropelidos. Depois disso, a fiscalização foi endurecida na cidade.

Na tarde e noite de terça-feira, os agentes de trânsito de Balneário Camboriú realizaram uma operação na Terceira avenida, esquina com a avenida do Estado, onde 32 condutores de ciclomotores e patinetes elétricos foram abordados e 12 deles ficaram retidos para regularização.

Nenhum equipamento foi removido, devido os responsáveis regularizarem as infrações antes da chegada do guincho. Segundo a prefeitura, as fiscalizações devem seguir diariamente em vários pontos da cidade.

Veja exigências para circulação de micromobilidade, como o patinete elétrico e o ciclomotor, após novo decreto
Segundo a Prefeitura de Balneário Camboriú divulgou, o texto trouxe exigências mínimas de segurança para a circulação dos autopropelidos em vias públicas. Incluindo:

Indicador e/ou limitador eletrônico de velocidade;
Campainha;
Sinalização noturna dianteira, traseira e lateral incorporadas ao equipamento;
Luz dianteira acesa também durante o dia e, obrigatoriamente, à noite;
Uso de capacete pelo condutor e pelo passageiro, sendo admitido, no mínimo, o capacete ciclístico.

Confira outras regras do decreto

Além disso, o decreto também fixa a velocidade máxima de 20 km/h nas ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, alinha as regras às disposições do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e das resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e reforça a compatibilidade com a legislação municipal.

De acordo com o município, a fiscalização das normas vigentes de trânsito, bem como a aplicação das penalidades, será realizada pela BC Trânsito.

Quanto aos espaços de circulação, o marco local mantém a orientação de que os autopropelidos devem utilizar a infraestrutura ciclável (ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas), com vedação em áreas exclusivas de pedestres e em vias cuja velocidade regulamentada seja superior a 50 km/h.

Os ciclomotores seguem as regras de trânsito aplicáveis à pista de rolamento, no bordo direito ou na faixa mais à direita, quando houver múltiplas faixas, respeitando a sinalização e as demais condições estabelecidas pelo CTB e pelo Contran.

Decreto prevê intensificação na fiscalização

Além disso, destaca-se que o decreto prevê a intensificação da fiscalização, com autuação dos casos de descumprimento das regras.

Por fim, o texto admite o uso de dispositivo alternativo ao velocímetro, desde que cumpra a função de indicar ou limitar a velocidade, e estabelece a idade mínima de 16 anos para a condução de autopropelidos, medida voltada à redução de acidentes e à proteção de usuários e transeuntes.

NOTÍCIAS RELACIONADAS