Tivi São Lourenço, 17 de maio de 2025
Segurança

Com mais de 2 mil pessoas afetadas, Xanxerê decreta situação de emergência

Governador Jorginho Mello visitou o município nesta segunda-feira, um dia após fortes chuvas atingirem a cidade

Por Oeste Mais

Atualizado em 12/12/2023 | 09:42:00

A administração municipal de Xanxerê decretou situação de emergência nesta segunda-feira, dia 11. Mais de duas mil pessoas foram afetadas pelos alagamentos que ocorreram na manhã de domingo, dia 10. A situação inclusive provocou a morte de uma pessoa.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, esteve em Xanxerê. O objetivo foi verificar no local as áreas afetadas. Até o momento, a Defesa Civil registrou danos em mais de 660 residências, além de 80 estabelecimentos comerciais e empresas.

Os locais mais atingidos foram os bairros Nossa Senhora de Lourdes, Leandro, Vila União, Dos Esportes, Veneza, Santa Cruz, Santos Dias, Vista Alegre e Centro.

“Vamos aportar recursos para a construção do túnel subterrâneo que irá auxiliar na situação dos alagamentos históricos em Xanxerê”, anunciou o governador. “Já conversei com o prefeito Oscar Martarello e pedi para que ele encaminhe o projeto, para o qual daremos o aporte de mais de 50%. Fico feliz em vir aqui e ver que o prefeito se vira, não abaixa a cabeça e não se entrega. Trabalha, faz o que precisa ser feito. Estamos aqui para ajudar. Contem conosco”, completou Jorginho.

O túnel, de acordo com o prefeito de Xanxerê, terá pouco mais de 800 metros de extensão e cerca de 50 metros de profundidade, iniciando entre as ruas Atanásio Antônio e Victor Konder, cortando a região central da cidade até o outro lado da BR-282, nas proximidades da antiga pedreira. A obra deve minimizar, juntamente com as bacias de contenção, os alagamentos no município. O investimento estimado é de R$ 12 milhões.

Além da cidade, Xanxerê registrou danos na SC-155. No km 66 ocorreu deslizamento de terra e rochas sobre a rodovia, com o trânsito ficando em meia pista. O asfalto cedeu no km 64, onde o trecho foi completamente interditado. A Defesa Civil ainda monitora uma área de risco de deslizamento no bairro Santa Cruz, com danos em parte da via.

Oscar Martarello agradeceu ao governador por todo o apoio do estado ao município, principalmente na liberação de recursos para obras importantes. “Quero aqui enaltecer o apoio do governador para com o nosso município no momento em que mais estamos precisando, tem feito um trabalho sério e firme por todo estado”, enalteceu.

NOTÍCIAS RELACIONADAS