Ministro da saúde rebate acusações de favorecimento ao apresentador, que recebeu transplantes de rim e fígado nesta semana
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, publicou um vídeo nas redes sociais desmentindo boatos de que Faustão teria ‘furado a fila’ de doação de órgãos do SUS (Sistema Único de Saúde) para realizar os transplantes de rim e fígado nesta semana.
Na publicação feita na última sexta-feira (8), o médico nega as suposições de favorecimento feitas por alguns internautas e explica que o comunicador integra uma lista de urgência para doação de órgãos.
De acordo com informações divulgadas na sexta-feira (8) no portal ND Mais, após ter sido diagnosticado com infecção bacteriana aguda com sepse, Faustão teria recebido os órgãos de um doador único, membro da família, para a realização dos dois transplantes.
No post, o ministro afirma que o comunicador já estava na fila de urgência e que a situação não possui nenhuma anormalidade.
No vídeo ele explica que “casos como o dele são realizados mais rápidos, casos de urgência são realizados com até 48h”, afirmou sobre a condição do apresentador.
O ministro ainda argumentou que “no ano passado, foram mais de 100 casos em que foram feitos dois transplantes pelo SUS”, rebatendo as insinuações de que o apresentador estaria furando a fila de doação de órgãos.
Como foram realizados os transplantes de rim e de fígado de Faustão?
Conforme a colunista Keila Jimenez, do Hoje em Dia, as cirurgias aconteceram no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e foram feitas em dias consecutivos.
O fígado foi transplantado na quarta-feira (6) e o rim na quinta-feira (7). A equipe médica optou por separar as datas devido à complexidade do caso, que já estava sendo planejado há um ano.
Segundo informações, a vítima, uma jovem de 21 anos, retornava do mercado quando decidiu descansar em um banco da praça devido ao peso das compras.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a ser acionado e esteve no local, mas não houve necessidade de atendimento médico.
Vítima de 62 anos não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Garagem, fundos da casa e carros foram destruídos pelas chamas.
Militar jogou corda para vítima de 32 anos conseguir sair da água.
Amigos e familiares compartilharam que casal encontrado morto em São José estava desaparecido desde a noite de domingo (10)