A proposta é resultado de um estudo feito pelos parlamentes mirins juntamente com a Associação Protetora dos Animais, a Fênix, já que a causa animal foi a demanda definida pelos mirins
Na última quinta-feira (26), foi realizada mais uma sessão ordinária da Câmara Mirim de São Lourenço do Oeste. A reunião aconteceu nas dependências da Câmara Municipal. Na oportunidade os jovens parlamentares apresentaram uma indicação, assinada por todos os nove vereadores mirins, a ser encaminhada ao Poder Legislativo lourenciano, sugerindo a implantação da Semana da Saúde Única nas escolas da Rede Pública Municipal.
A proposta é resultado de um estudo feito pelos parlamentes mirins juntamente com a Associação Protetora dos Animais, a Fênix, já que a causa animal foi a demanda definida pelos mirins para objeto de trabalho.
“Alguns pontos importantes precisam ser levantados. A população está crescendo e se expandindo para novas áreas geográficas e, deste modo, mais pessoas passam a viver em contato próximo com animais domésticos e até selvagens. A maior interação entre humanos e animais, bem como as interrupções nas condições ambientais e habitas oportunizam a transmissão de doenças entre animais e humanos. Portanto, olhar o todo torna-se fundamental para garantir níveis excelentes de saúde”, comenta a presidente, vereadora mirim Kelli Maiara Santin.
O objetivo dos vereadores mirins com essa proposta é a conscientização de todos. “A Semana da Saúde foi pensada com o objetivo de fomentar a discussão acerca do conceito de Saúde Única como eixo norteador das práticas de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde individual e coletiva”, disse o vereador mirim Vicente Batzner, enfatizando que o Dia Mundial da Saúde Única é lembrado em 3 de novembro, e “por este motivo sugerimos que a Semana da Saúde Única nas escolas da Rede Municipal de Educação seja celebrada na semana que englobe esta data”, disse.
Campanha nas escolas
Nesse sentido os vereadores mirins também resolveram entrar em ação. Em cada escola haverá a partir da próxima semana uma caixa de coleta de produtos para animais. A finalidade de campanha é arrecadar doações da comunidade para que sejam destinadas posteriormente para a Fênix. “Nós queremos fazer a nossa parte e vimos nessa campanha a oportunidade de poder colaborar com os voluntários que tanto fazem pela causa animal”, disse a presidente Kelli.
Podem ser doados ração, tapetes higiênicos, roupas, cobertas, entre outros. A entrega será feita pelos próprios vereadores mirins à Fênix no mês de novembro. “Esperamos poder contar com os nossos colegas das escolas, bem como com toda a comunidade”, disse Kelli. Além das escolas, há um ponto de coleta na Câmara Municipal.
Durante a conversa, o parlamentar destacou os encaminhamentos já realizados e os projetos que tramitam na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
Durante esse período, os vereadores apreciaram 60 projetos de lei ordinária e 20 projetos de lei complementar, além de analisarem 60 requerimentos
O objetivo foi conhecer de perto o sistema de estacionamento rotativo implantado naquela cidade, como alternativa para melhorar a circulação de veículos, especialmente nas áreas centrais.
Entre os destaques está a proposta do vereador mirim Dhionatan Serafini, que sugeriu a implantação da coleta seletiva de lixo reciclável nas comunidades de São Roque e Santa Inês.
O valor definido para o auxílio é de R$ 100,00 por beneficiário.
As inscrições vão até o dia 28 de julho de 2025 e devem ser realizadas exclusivamente por e-mail