Durante a conversa, o parlamentar destacou os encaminhamentos já realizados e os projetos que tramitam na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
O deputado estadual Mauro de Nadal esteve em São Lourenço do Oeste nesta terça-feira (29), durante o recesso parlamentar, para dialogar com lideranças locais, imprensa e representantes da comunidade. A visita faz parte de um roteiro pelo interior do estado, com o objetivo de prestar contas do mandato e acompanhar de perto as demandas dos municípios.
Durante a conversa, o parlamentar destacou os encaminhamentos já realizados e os projetos que tramitam na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Entre os principais temas abordados, Nadal ressaltou os avanços nas obras de infraestrutura em diversas rodovias estaduais e federais. Ele citou obras em andamento no sistema de “pare e siga” e outras já concluídas, como nas rodovias SC-305 e SC-160.
Outro ponto importante citado foi o projeto de expansão da energia trifásica para o interior dos municípios. De acordo com o parlamentar, essa é uma das grandes deficiências enfrentadas pelas comunidades rurais, sendo um apelo comum a todos os municípios da região. Ele explicou que o projeto é executado por demanda e reforçou a importância de os produtores procurarem a Celesc para formalizar seus pedidos.
Mauro de Nadal também falou sobre a necessidade de ampliar a internet no meio rural, destacando a conectividade como ferramenta essencial para desenvolvimento, inclusão social e aumento da produtividade no campo.
Durante a agenda em São Lourenço do Oeste, ele fez questão de reconhecer os recursos já destinados ao município, viabilizados com apoio da bancada do MDB local, formada pelos vereadores Mauro Michelon e Edson Ferrari, além do presidente do partido, Rennã Fedrigo.
Turismo regional em pauta
Outro tema abordado foi o turismo regional, que segundo o deputado, precisa de um planejamento mais unificado e estruturado. Ele informou que solicitou um projeto robusto, com investimento estimado em R$ 2,5 milhões, que busca agregar todas as potencialidades turísticas dos municípios da região em um único circuito integrado.
A proposta inclui diferentes modalidades, como o turismo religioso, circuito de cervejarias artesanais, cicloturismo, turismo de águas, turismo de quedas, entre outros. A ideia é oferecer um turismo agregado e interligado, incentivando visitantes a conhecerem diversos municípios e suas particularidades, fortalecendo assim a economia e a identidade cultural do Oeste catarinense.
Cenário político e econômico
O deputado também comentou sobre o cenário político de 2026, reforçando a importância da estabilidade e da representatividade regional. Em relação ao recente “tarifaço” dos Estados Unidos, Nadal demonstrou preocupação com os reflexos econômicos negativos que podem atingir o Brasil, especialmente no setor produtivo. “Portas se fecham, mas outras podem se abrir para os empresários brasileiros. É preciso manter relações internacionais sólidas”, afirmou.
Por fim, também falou brevemente sobre a COP30, que será realizada no Brasil em 2025, destacando a importância do evento para as pautas ambientais, energéticas e sustentáveis, temas que também devem ser valorizados no Oeste.
A indicação também considera a parceria existente entre o município e a empresa Kellanova, responsável pela manutenção da Praça da Liberdade.
O PPA é um dos principais instrumentos de planejamento do governo municipal, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas para as despesas e outras ações contínuas do Município.
O evento, já tradicional no calendário municipal, será realizado nos dias 7, 8 e 9 de novembro de 2025, na Praça da Liberdade e arredores da Prefeitura Municipal.
A proposta visa o fornecimento de aparelhos do tipo Sistema Flash Digital de Monitorização de Glicose, que permitem acompanhar os níveis de glicose no sangue de forma não invasiva e contínua.
Criada pela Resolução nº 227, a Comissão tem a missão de analisar e acompanhar a futura implantação do estacionamento rotativo em São Lourenço do Oeste.
Teste Público da Urna 2025 ocorrerá nos dias 1º a 05 de dezembro em Brasília