O objetivo foi conhecer de perto o sistema de estacionamento rotativo implantado naquela cidade, como alternativa para melhorar a circulação de veículos, especialmente nas áreas centrais.
A mobilidade urbana é pauta recorrente na Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste. Reuniões, audiências públicas e diversos debates sobre o tema já foram realizados ao longo dos últimos anos por vereadores e demais autoridades. Nesta semana, mais uma ação foi realizada com foco na busca por soluções práticas e eficazes para o trânsito no município.
Os vereadores Sabino Zilli e o presidente do Legislativo, João Carlos Suldowski, acompanharam o vice-prefeito Adirlei Santian e outros representantes de São Lourenço do Oeste em uma visita técnica ao município de Xaxim, no Oeste de Santa Catarina. O objetivo foi conhecer de perto o sistema de estacionamento rotativo implantado naquela cidade, como alternativa para melhorar a circulação de veículos, especialmente nas áreas centrais.
Durante a visita, os vereadores observaram o funcionamento prático do sistema nas ruas e buscaram informações sobre sua operação técnica: tempo permitido de estacionamento, penalidades em caso de descumprimento das regras, além dos benefícios percebidos pela comunidade local. Segundo o presidente da Câmara, a experiência foi positiva. “Precisamos buscar alternativas para garantir a rotatividade de vagas de estacionamento, contribuindo para a organização do tráfego e reduzindo o tempo que os motoristas levam para encontrar um local para estacionar”, avaliou Suldowski.
Ele ainda destacou o crescimento do município e o aumento expressivo da frota de veículos. De acordo com dados do Departamento de Trânsito de Santa Catarina (Detran), São Lourenço do Oeste já conta com 25.164 veículos registrados, o que acende o alerta para a necessidade de medidas que promovam maior fluidez e organização no trânsito.
Com base nas informações coletadas, os vereadores devem apresentar os dados aos demais parlamentares da Casa, com o intuito de discutir possíveis propostas legislativas que contribuam para melhorar a mobilidade urbana no município, em especial na área central, onde a demanda por vagas de estacionamento é maior.
Entre os destaques está a proposta do vereador mirim Dhionatan Serafini, que sugeriu a implantação da coleta seletiva de lixo reciclável nas comunidades de São Roque e Santa Inês.
O valor definido para o auxílio é de R$ 100,00 por beneficiário.
As inscrições vão até o dia 28 de julho de 2025 e devem ser realizadas exclusivamente por e-mail
De acordo com a mensagem do projeto, a área possui 12.600 m², não conta com benfeitorias e está localizada na Linha Gramadinho, pertencente atualmente ao Bairro Perpétuo Socorro.
Dona Ida faleceu no dia 08 de novembro de 2022, aos 87 anos de idade, em Florianópolis.
Encontro abordou temas como infraestrutura logística, futuro da mobilidade e a ampliação da presença da GWM no sul do Brasil.