Ideia é que familiares possam levar idosos pela manhã e busquem no final do dia.
A Câmara de Vereadores de Chapecó discutiu e aprovou nesta quinta-feira, dia 13, uma moção de apelo ao Executivo Municipal para concentrar esforços na construção de uma Creche para Idosos. A proposição é de autoria da vereadora Marcilei Vignatti (UB), que justificou a relevância da implantação de um centro para os que necessitam de cuidados enquanto os familiares trabalham e também para aqueles que não têm um familiar cuidador.
A vereadora sustentou que existe no Brasil um processo de envelhecimento e que as políticas públicas para idosos em Chapecó, que já são boas, a exemplo da Cidade do Idoso, precisam continuar recebendo investimentos.
“Estamos falando de um lugar para idosos que precisam de cuidados permanentes. Um espaço que o familiar leva de manhã e vá buscar no final do dia, e que tenha cuidados especiais”, justificou Marcilei.
Marcilei citou os colegas vereadores, Cleiton Cesar Agnoletto (Progressistas) e Clair André Pagnussat (Republicanos) que também têm trabalhado o assunto como pauta prioritária, e pediu o apoio de todos os legisladores na causa. Agnoletto usou a tribuna para reforçar o apoio.
“Eu trouxe aqui a Lei nº 11.724, do Município de Maringá, que já realiza esse trabalho com 40 idosos acima de 80 anos. A ideia aqui é que essa idade diminua, e que a Creche do Idoso em Chapecó possa ser um case para o Brasil”, reforçou.
O vereador Clair Pagnussat também se manifestou, enfatizando que “a Creche do Idoso será uma valiosa contribuição para o convívio diário e a qualidade de vida das famílias”. A vereadora Ediane Aparecida Folle (PSD), segunda secretária da Mesa Diretora, também pediu a palavra para manifestar apoio a causa.
Nesta quarta sessão ordinária do ano, também foram discutidos e votados, em 1ª votação, Projetos de Lei do Poder Executivo. Ainda entraram na pauta, 20 moções, 15 indicações e quatro requerimentos.
Com mais casos entre jovens e terapias avançadas, oncologistas apostam em futuro com tratamentos personalizados e controle prolongado da doença.
Taxação de 50% em vendas para os EUA pode reforçar tendência de alta que já existia para carne, dizem analistas.
Método possui taxa de eficácia superior a 99%, semelhante ao procedimento de laqueadura.
O local promete conquistar os clientes com aquele sabor caseiro que faz toda a diferença.
Experiência incluiu pedido de esmola e levou à defesa de ações mais duras contra o tráfico e busca por diálogo com o Estado e a União
Dados divulgados Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias são referentes ao primeiro semestre de 2025. Estado fica atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.