Única mulher na Câmara de Formigueiro (RS), Elisiane Rodrigues dos Santos era conhecida por atuação em causas sociais
O corpo da vereadora de Formigueiro (RS), Elisiane Rodrigues dos Santos (PT), de 49 anos, foi encontrado na manhã desta terça-feira (17) em uma área rural do município, com vários golpes de faca. A Polícia Civil já investiga o caso. O PT (Partido dos Trabalhadores) lamentou o episódio.
Segundo o delegado Antonio Firmino, o cadáver foi achado por agricultores a cerca de 20 quilômetros do centro de Formigueiro, próximo ao carro da parlamentar. O corpo apresentava ferimentos profundos no tronco e um corte grave no pescoço. Não há câmeras de segurança na região que possam ajudar nas investigações.
A polícia acredita que o crime tenha ocorrido durante a madrugada, já que Elisiane participou da sessão da Câmara Municipal na noite anterior.
Conforme o delegado, a principal suspeita é de que uma ou mais pessoas que conheciam Elisane teriam a atraído para o local e cometido o crime. Em princípio, a polícia descarta a possibilidade de latrocínio, pois todos os pertences da vereadora estavam no carro.
Única vereadora no município
Eleita no ano passado, a vereadora morta a facadas cumpria seu primeiro mandato como vereadora e era a única mulher na Câmara de Formigueiro. Em nota, o Legislativo local destacou o empenho dela nas causas sociais e decretou luto oficial de três dias.
Parlamentares do PT se manifestaram sobre o caso e prestaram solidariedade à família de Elisiane. Entre eles, os deputados estaduais Simão Pedro (SP) e Miguel Rosseto (RS), a vereadora Carla Ayres (Florianópolis-SC) e a deputada federal Maria do Rosário (RS).
Nota do PT sobre a vereadora morta a facadas:
“A Bancada do PT/PCdoB manifesta pesar pela perda de Elisane Rodrigues dos Santos, vereadora do Partido dos Trabalhadores no município de Formigueiro, brutalmente assassinada. Profissional da enfermagem e auxiliar de Análises Clínicas, Elisane tinha 49 anos e era funcionária pública do município, onde também atuava no hospital local.
Eleita em 2024 para seu primeiro mandato, a companheira era a única vereadora da Câmara de Formigueiro e teve seu trabalho político e social recentemente reconhecido pela Assembleia Legislativa, que lhe concedeu o Prêmio Mulheres de Luta 2025. Elisane também tinha como luta a defesa permanente da causa Quilombola, que tem em Formigueiro a maior comunidade no Rio Grande do Sul.
Nossos deputados e deputadas desde já se solidarizam e se somam aos familiares, amigos, colegas de trabalho e comunidade de Formigueiro na busca por justiça e punição por este crime bárbaro”.
Nota da Câmara Municipal
“É com profundo pesar que a Câmara Municipal de Vereadores de Formigueiro/RS comunica o trágico falecimento da Vereadora Elisane Rodrigues dos Santos, do Partido dos Trabalhadores (PT), ocorrido nesta data.
Elisane atuava com dedicação e comprometimento em seu mandato, sempre voltada às causas sociais e ao bem-estar da população de Formigueiro, além de ser a presença feminina nesta legislatura. Sua partida repentina representa uma perda irreparável para a política local e para todos que conviveram com ela.
Neste momento de tristeza, a Câmara Municipal se solidariza com seus familiares, amigos, companheiros de partido e com toda a comunidade formigueirense, expressando os mais sinceros sentimentos de pesar.
Em respeito à memória da Vereadora Elisane, a Câmara decreta luto oficial de 3 (três) dias, bem como, determina o cancelamento da Sessão Ordinária do dia 23 de junho de 2025, que seria realizada na localidade do Fundo do Formigueiro”, diz a nota da Câmara sobre a vereadora morta a facadas.
O fato ocorreu na Rua Osvaldo Aranha, ao lado do Mercado Girassol.
Mãe apresentou versões contraditórias sobre o ocorrido e foi levada para a delegacia.
Mulher dirigia bêbada, com faróis apagados e na contramão. Ela está presa preventivamente e não esboçou arrependimento, afirma delegado.
Ocorrência mobilizou o Corpo de Bombeiros na madrugada desta quarta-feira.
Chamas atingiram área com mais de 16 mil metros quadrados na noite desta terça-feira.
Rapaz de 20 anos estava em parada respiratória quando bombeiros chegaram ao local.