Chuva, segundo a Defesa Civil, deve ser registrada no estado até o fim de semana. Estragos aconteceram no Oeste e principalmente no Norte de Santa Catarina.
Santa Catarina amanheceu nesta quinta-feira (25) com ruas alagadas e novos estragos provocados pela chuva. São Francisco do Sul, no Norte, decretou situação de emergência após uma cratera e um buraco se abrirem em uma das vias do município e moradores precisarem deixar suas casas por conta de alagamentos.
Itapoá, na mesma região, também decretou situação de emergência e monitora a previsão do tempo. No Oeste, houve queda de granizo, temporal e estragos nas cidades de Campo Erê, São Bernardino e Ouro Verde.
A chuva, segundo a Defesa Civil, deve ser registrada no estado até o fim de semana.
Estragos no Norte
Em São Francisco do Sul, oito pessoas ficaram desabrigadas por conta de alagamentos em casas. O município decretou situação de emergência na terça-feira (23), depois de inundações atingirem a cidade. Em três dias choveu mais de 400 milímetros.
A Rua Francisco Mascarenhas, onde a cratera se abriu na terça e um buraco surgiu logo depois, segue interditada nesta quinta. Conforme o município, a rede de drenagem antiga abaixo do asfalto no trecho está sendo trocada. Não há previsão de quando o serviço será finalizado.
Na cidade de Itapoá o decreto de emergência foi divulgado na quarta. Desde sábado (20), a cidade registra queda de árvore e alagamentos. Com a elevação do nível do rio Saí-Mirim, alguns moradores precisaram sair de casa.
O número de desabrigados e estragos na cidade estava sendo levantado pela Defesa Civil municipal na tarde de quarta-feira.
Oeste de Santa Catarina
Em Campo Erê, houve dano nas culturas do soja e milho por conta da chuva forte que atingiu a região na quarta. Já em São Bernardino e Ouro Verde houve alagamentos em vias.
Orientações em caso de chuva volumosa
Evite contato com a água em áreas alagadas
Não passe em pontes que estejam submersas
Tenha cuidado com crianças próximas de rios, por causa da correnteza
Fique atento ao risco de deslizamento, com a movimentação de terra em morro, rachaduras em paredes e muro e inclinação de postes e árvores
Procure um lugar seguro para se abrigar longe de árvores, placas, postes ou outros objetos que possam ser arremessados com a força do vento
Dentro de imóveis, fique longe de janelas e desligue aparelhos eletrônicos
Cuidado com o aumento do volume e correnteza em rios e cachoeiras
Motorista de carro morreu preso nas ferragens e companheira dele também não resistiu.
Envolvidos ainda teriam tentado atear fogo em uma residência.
Bombeiros chegaram a ser acionados, mas vítima já estava sem os sinais vitais.
Passageiro foi localizado ferido no hospital, mas não soube informar sobre o condutor.
Autor chegou a fugir do local, mas foi localizado e preso na própria casa.
Defesa apontou que animal era de estimação do filho de 7 anos do réu, mas justificativa foi rejeitada pelos jurados.