Tivi São Lourenço, 22 de maio de 2025
Segurança

segurança de hospital em SP agride paciente que estava em cadeira de rodas e usava colar cervical

Prefeitura de São Bernardo do Campo informou que segurança agressor e colega que apenas observou a cena foram demitidos. Caso ocorreu na madrugada de quarta (21) no Hospital de Urgência do município.

Por G1

Atualizado em 22/05/2025 | 10:12:00

Um segurança do Hospital de Urgência de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, agrediu um paciente com empurrões e chutes na madrugada de quarta-feira (21). A vítima estava com o pescoço imobilizado por um colar cervical e usava cadeira de rodas. A cena foi registrada por uma câmera de segurança (vídeo acima).

Pelas imagens, é possível ver que o paciente, sentado numa cadeira de rodas e falando ao celular na recepção do hospital, parecia estar agitado. Num determinado momento, ele gesticula em direção ao segurança, que caminhava até ele, e ambos parecem discutir brevemente.

O paciente, então, tenta se levantar da cadeira de rodas, mas é agressivamente empurrado pelo segurança e cai de costas no chão. Quando tenta se levantar, é novamente empurrado. Os dois voltam a discutir. Um outro segurança que estava no local apenas observa a cena.

Quando finalmente consegue se levantar, o paciente é novamente empurrado, agora contra uma parede. Em seguida, o segurança acerta um chute na região do quadril do paciente, que volta a cair no chão.
O homem se levanta mais uma vez e caminha em direção ao segurança, mas é novamente empurrado e cai de bruços no chão. Ele se levanta e, de novo, anda na direção do agressor, mas é derrubado outra vez.

Na sequência, o segundo segurança parece segurar o braço da vítima, que, mesmo no chão, tenta se defender com chutes.

Em nota, a Prefeitura de São Bernardo informou que os seguranças eram terceirizados e foram demitidos. O município disse que repudia os atos de violência praticados pelos funcionários e que as orientações e os treinamentos para todos os colaboradores de segurança e controladores de acesso serão reforçados

A TV Globo pediu mais detalhes da ocorrência para a Secretaria da Segurança Pública (SSP), mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

O que diz a Prefeitura de São Bernardo do Campo
Leia a íntegra da nota:

"A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, repudia os atos de violência praticados por dois seguranças terceirizados contra um paciente no Hospital de Urgência. A empresa de segurança foi notificada, os seguranças foram desligados e serão reforçadas as orientações e treinamentos para todos os colaboradores de segurança e controladores de acesso. A Prefeitura de São Bernardo reitera que não compactua com nenhum tipo de violência e que todas as medidas administrativas estão sendo tomadas para que essa triste situação não se repita e para que os envolvidos sejam exemplarmente punidos".

NOTÍCIAS RELACIONADAS