Prefeitura de São Bernardo do Campo informou que segurança agressor e colega que apenas observou a cena foram demitidos. Caso ocorreu na madrugada de quarta (21) no Hospital de Urgência do município.
Um segurança do Hospital de Urgência de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, agrediu um paciente com empurrões e chutes na madrugada de quarta-feira (21). A vítima estava com o pescoço imobilizado por um colar cervical e usava cadeira de rodas. A cena foi registrada por uma câmera de segurança (vídeo acima).
Pelas imagens, é possível ver que o paciente, sentado numa cadeira de rodas e falando ao celular na recepção do hospital, parecia estar agitado. Num determinado momento, ele gesticula em direção ao segurança, que caminhava até ele, e ambos parecem discutir brevemente.
O paciente, então, tenta se levantar da cadeira de rodas, mas é agressivamente empurrado pelo segurança e cai de costas no chão. Quando tenta se levantar, é novamente empurrado. Os dois voltam a discutir. Um outro segurança que estava no local apenas observa a cena.
Quando finalmente consegue se levantar, o paciente é novamente empurrado, agora contra uma parede. Em seguida, o segurança acerta um chute na região do quadril do paciente, que volta a cair no chão.
O homem se levanta mais uma vez e caminha em direção ao segurança, mas é novamente empurrado e cai de bruços no chão. Ele se levanta e, de novo, anda na direção do agressor, mas é derrubado outra vez.
Na sequência, o segundo segurança parece segurar o braço da vítima, que, mesmo no chão, tenta se defender com chutes.
Em nota, a Prefeitura de São Bernardo informou que os seguranças eram terceirizados e foram demitidos. O município disse que repudia os atos de violência praticados pelos funcionários e que as orientações e os treinamentos para todos os colaboradores de segurança e controladores de acesso serão reforçados
A TV Globo pediu mais detalhes da ocorrência para a Secretaria da Segurança Pública (SSP), mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
O que diz a Prefeitura de São Bernardo do Campo
Leia a íntegra da nota:
"A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, repudia os atos de violência praticados por dois seguranças terceirizados contra um paciente no Hospital de Urgência. A empresa de segurança foi notificada, os seguranças foram desligados e serão reforçadas as orientações e treinamentos para todos os colaboradores de segurança e controladores de acesso. A Prefeitura de São Bernardo reitera que não compactua com nenhum tipo de violência e que todas as medidas administrativas estão sendo tomadas para que essa triste situação não se repita e para que os envolvidos sejam exemplarmente punidos".
Bombeiros realizaram entrega de lonas e limpeza de trechos bloqueados durante a madrugada.
Criança de um ano e dois meses foi resgatada pelos tios na cidade de Sarandi, no Paraná.
Ocorrência foi registrada na madrugada desta quinta-feira (22), em Araranguá
Caso ocorreu em Uberaba (MG) e teve participação de dois adolescentes; vítima era filha do diretor de uma escola particular
O crime aconteceu em setembro em Caçador, no Oeste, e os restos mortais de Karize Fagundes foram achados mais de um mês depois
Segundo a PM, suspeito estava embriagado e foi contido por moradores até a chegada dos policiais; agressões aconteceram em Guarujá do Sul, no Extremo-Oeste do estado