Polícia Civil irá apurar se houve invasão ao sistema, estelionato ou se algum servidor realizou transferência bancária indevida. Em nota, município disse ter contratado empresa para reforçar segurança
No total, R$ 298 mil foram retirados da conta da Prefeitura de Munhoz de Mello, no norte do Paraná. O sumiço do dinheiro foi registrado em boletim de ocorrência e o caso está sendo investigado pela Polícia Civil. Por meio de nota, o município disse ter sofrido uma "invasão de hackers".
Segundo o boletim de ocorrência, na quinta-feira (23), um servidor da Secretaria Municipal de Finanças recebeu uma ligação de um homem se apresentando como gerente de banco. O homem disse que precisava fazer uma "liberação nas contas da Prefeitura" e enviou um link.
Depois que o servidor acessou o endereço, a tela do computador ficou escura. Em seguida, ele ligou para o banco e foi informado sobre a movimentação suspeita para o pagamento de quatro boletos.
O delegado Vagner dos Santos disse, nesta terça-feira (28), que irá solicitar os extratos da conta bancária para apurar a situação.
"Se é possível identificar os autores, ou se teria sido estelionato, se teria sido golpe ou alguém eventualmente do próprio município teria por equívoco feito alguma alguma transferência bancária indevida", explicou o delegado.
O prefeito Áureo Gomes (PODE) viajou até Curitiba para solicitar apoio da Delegacia Especializada de Crimes Cibernéticos do Paraná, nesta terça.
"Imediatamente foram tomadas as providências para fortalecermos a segurança da rede e dos computadores, dentre essas providências a consultoria de uma empresa especializada no ramo da segurança cibernética com a finalidade de aumentar a segurança do nosso sistema", diz a nota da Prefeitura.
O caso segue em investigação. O banco informou ao município que também está apurando a situação internamente.
Com mais casos entre jovens e terapias avançadas, oncologistas apostam em futuro com tratamentos personalizados e controle prolongado da doença.
Taxação de 50% em vendas para os EUA pode reforçar tendência de alta que já existia para carne, dizem analistas.
Método possui taxa de eficácia superior a 99%, semelhante ao procedimento de laqueadura.
O local promete conquistar os clientes com aquele sabor caseiro que faz toda a diferença.
Experiência incluiu pedido de esmola e levou à defesa de ações mais duras contra o tráfico e busca por diálogo com o Estado e a União
Dados divulgados Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias são referentes ao primeiro semestre de 2025. Estado fica atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.