03 de outubro de 2025
Segurança

Operações contra fraudes em concursos públicos e processos seletivos são deflagradas no Oeste de SC

Mandado de prisão e 44 mandados de busca e apreensão são cumpridos em vários municípios.

Por Oeste Mais

Atualizado em 01/10/2025 | 09:52:00

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) deflagrou na manhã desta quarta-feira, dia 1º, duas operações simultâneas que investiga fraudes em concursos públicos e processos seletivos. As ações ocorrem em municípios do Oeste de Santa Catarina e do Paraná.

As investigações apuram fraudes em concursos públicos e processos seletivos organizados por uma empresa suspeita de manipulação de gabaritos, com indícios de participação de servidores municipais. Conforme o Gaeco, o trabalho compreende a segunda fase da “Operação Electus” e a “Operação Papel Marcado”.

Ao todo, estão sendo cumpridos um mandado de prisão em Palmitos e 44 mandados de busca e apreensão em dez municípios, a maioria do Oeste catarinense: São Bernardino, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, Campo Erê, Palmitos, São Ludgero, Entre Rios, União do Oeste, Jardinópolis e Marmeleiro (PR).

As decisões judiciais também determinaram a suspensão de função pública de oito servidores e a paralisação das atividades da empresa investigada.

De acordo com o Gaeco, as operações são um desdobramento da primeira fase da “Operação Electus”, deflagrada em junho deste ano, que revelou indícios de favorecimento a candidatos em certames da região. Segundo o Ministério Público, o objetivo agora é desarticular o esquema e preservar a lisura dos processos seletivos.

O trabalho mobilizou 137 agentes e 40 viaturas, com participação de seis promotores de Justiça, além do apoio das Polícias Militar e Civil, Gaeco do Paraná, Saer/Fron e Polícia Científica. As investigações tramitam sob sigilo e novas informações devem ser divulgadas assim que houver autorização judicial.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.