Com aprovação, SC se junta a outros 20 estados brasileiros que já adotam medidas semelhantes.
A lei que determina a distribuição gratuita de medicamentos à base de canabidiol pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina foi sancionada e entrará em vigor a partir de 19 de março, após a regulamentação.
Proposta pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT), que liderou o desarquivamento do projeto em 2023, juntamente com outros três parlamentares catarinenses, a legislação busca ampliar o uso medicinal da cannabis no estado.
Com a aprovação da nova lei, Santa Catarina se junta a outros 20 estados brasileiros que já adotam políticas similares. O texto define que o acesso aos medicamentos será voltado a pacientes cujo tratamento com cannabis medicinal tenha eficácia comprovada ou respaldo científico que justifique o uso.
Para viabilizar a implementação, uma comissão será formada até 19 de janeiro, com a missão de estabelecer as diretrizes para a distribuição gratuita desses medicamentos em todo o estado.
De acordo com a lei, a prescrição de medicamentos à base de cannabis para fins medicinais será responsabilidade de um médico, que deverá avaliar, em conjunto com o paciente, a viabilidade e os detalhes do tratamento.
Entre as vítimas feridas está uma criança de 8 anos, ocupante de um carro com placas de Chapecó.
Vítima e a moto foram arrastadas por alguns metros após o acidente.
Ele conduzia um Gol, com placas de Fraiburgo, e não resistiu aos ferimentos.
Condutor de moto envolvida foi encaminhado ao hospital pelo Corpo de Bombeiros.
Autor de 61 anos foi conduzido até a delegacia na noite desta sexta-feira.
Maria Sophia, de 16 anos, e Arthur, de 9, morreram após um capotamento na BR-293, em Sant’Ana do Livramento (RS)