Valdelírio se reelegeu Prefeito obtendo 1.078 votos (53,13%), enquanto Agusto somou 951 votos (46,87%) na última eleição.
O candidato a Prefeito derrotado nas últimas eleições municipais, Augusto Cesar Nascimento Loureiro, não aceitou o resultado das urnas e ajuizou ação de investigação judicial eleitoral em desfavor do atual Prefeito e candidato vitorioso no pleito Valdelírio Locatelli da Cruz.
Na ação ajuizada por Augusto, o candidato alega que teria havido compra de votos em relação a um eleitor, o uso de recursos públicos em benefício da campanha e importunação de eleitores.
Em contato com a defesa do candidato eleito Valdelírio, esta informou que “se trata de uma ação descabida, baseada em alegações infundadas e em fatos fora do real contexto em que ocorreram, com o único objetivo de prejudicar a imagem do candidato reeleito e de manchar sua vitória nas urnas”, acrescentando ainda que “em geral, o que se tem no processo são áudios aleatórios e desencontrados de terceiros, sem qualquer participação do Prefeito eleito.”
A defesa do eleito ainda acrescentou que “Valdelírio recebeu com naturalidade a notícia do ajuizamento da ação, pois tem absoluta certeza que a verdade dos fatos restará restabelecida pelas provas a serem produzidas no processo judicial e que, ao final, prevalecerá a vontade e decisão dos eleitores, ou seja, a soberania do voto.”
Chegou a ser veiculada localmente notícia no sentido de que o MP Eleitoral estaria investigando a compra de votos, porém, em acesso aos autos do processo (que não tramitam em sigilo) constatou-se que o único autor da ação é o candidato vencido Augusto.
Valdelírio se reelegeu Prefeito obtendo 1.078 votos (53,13%), enquanto Agusto somou 951 votos (46,87%) na última eleição. Das quatro eleições que Augusto disputou ao cargo de Prefeito em Jupiá, foi eleito apenas no pleito 2016.
Não foi conseguido contato com a defesa do autor da ação.
À frente da Procuradoria está a procuradora jurídica Scheila Grefin.
Durante a conversa, o parlamentar destacou os encaminhamentos já realizados e os projetos que tramitam na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
Durante esse período, os vereadores apreciaram 60 projetos de lei ordinária e 20 projetos de lei complementar, além de analisarem 60 requerimentos
O objetivo foi conhecer de perto o sistema de estacionamento rotativo implantado naquela cidade, como alternativa para melhorar a circulação de veículos, especialmente nas áreas centrais.
Entre os destaques está a proposta do vereador mirim Dhionatan Serafini, que sugeriu a implantação da coleta seletiva de lixo reciclável nas comunidades de São Roque e Santa Inês.
O valor definido para o auxílio é de R$ 100,00 por beneficiário.