Dois idosos, uma com deficiência física e outro com deficiência mental, foram resgatados em Joinville
Dois idosos, um com deficiência física e outro com deficiência mental, foram resgatados de um lar clandestino em Joinville, no Norte de Santa Catarina, nessa quinta-feira (12). No local, a Polícia Civil encontrou medicamentos armazenados de forma inadequada e um ambiente insalubre. Um casal foi preso em flagrante.
A ação aconteceu após uma denúncia anônima, que levou os policiais até um sobrado onde funcionava a residência irregular. Segundo o depoimento de uma das vítimas, ela era proibida de circular no andar térreo sem autorização da mulher investigada.
Além disso, uma pessoa acamada foi encontrada amarrada e sem qualquer tipo de supervisão. As vítimas viviam no local sem autorização dos órgãos competentes.
Como era o local alvo de denúncia
Nas fotos é possível notar a precariedade do ambiente. Um dos registros revelou uma banheira bastante suja. Outra imagem mostra que na casa tinha piscina, no qual a água estava sem tratamento, com uma coloração verde escura.
Móveis de madeira, mobílias empoeiradas e remédios mal armazenados também foram encontrados. As vítimas foram encaminhadas para suas famílias com o apoio da Assistência Social do Ministério Público.
Ainda não há informações se os parentes tinham conhecimento das condições em que as pessoas estavam. De acordo com a delegada Georgia Marrianny Bastos, os familiares deverão ser ouvidos nos próximos dias.
Celulares também foram apreendidos e serão analisados durante a investigação.
Investigada estava proibida de atender pessoas idosas
Segundo a Polícia Civil, a mulher estava proibida de realizar quaisquer atividades relacionadas ao atendimento de pessoas idosas, por determinação da 6ª Vara Cível da Comarca de Joinville.
Em seu nome há mais de 45 registros de boletins de ocorrências em razão das suspeitas de prática de crime de maus-tratos e irregularidades na casa que administrava.
O casal foi conduzido à Dpcami (Delegacias de Proteção à Criança ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso), onde foram autuados em flagrante pelo crime de maus-tratos e desobediência de decisão judicial com previsão no Estatuto do Idoso e Cárcere Privado.
O fato ocorreu na Rua Osvaldo Aranha, ao lado do Mercado Girassol.
Mãe apresentou versões contraditórias sobre o ocorrido e foi levada para a delegacia.
Mulher dirigia bêbada, com faróis apagados e na contramão. Ela está presa preventivamente e não esboçou arrependimento, afirma delegado.
Ocorrência mobilizou o Corpo de Bombeiros na madrugada desta quarta-feira.
Chamas atingiram área com mais de 16 mil metros quadrados na noite desta terça-feira.
Rapaz de 20 anos estava em parada respiratória quando bombeiros chegaram ao local.