Tivi São Lourenço, 18 de maio de 2025
Segurança

Asilo onde idoso morreu prensado por elevador é interditado no litoral de SC

Inquérito apontou irregularidades na estrutura, falta de higiene, descuido com medicações, e um número de funcionários abaixo do mínimo necessário. Local fica em Porto Belo.

Por G1/SC

Atualizado em 05/01/2024 | 10:30:00

O lar de idosos em que um residente de 83 anos morreu prensado por um elevador em março de 2023 em Porto Belo, no Litoral Norte de Santa Catarina, foi interditado, informou o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Um inquérito civil apontou irregularidades na estrutura, falta de higiene, descuido com medicações, e um número de funcionários abaixo do mínimo necessário.

O g1 não conseguiu contato com o lar de idosos. A informação sobre a interdição do local foi divulgada pelo MPSC na quarta-feira (3).

Com isso, os idosos que moravam no lugar precisam ser transferidos para outras instituições de longa permanência, sob pena de multa diária. A determinação é da Justiça, através de uma liminar (decisão temporária).

 

As irregularidades foram apontadas em um inquérito civil aberto em 2020. Segundo o MPSC, elas não foram corrigidas nem pelo poder público nem pela própria instituição.

O Ministério Público ficou sabendo sobre as suspeitas de irregularidades através de uma denúncia pelo Disque Direitos Humanos (telefone 100).

Em caso de descumprimento, o administrador do lar de idosos está sujeito a multa diária de R$ 10 mil. O município deve coordenar os trabalhos de transferência.

Morte de idoso
O idoso morreu prensado pelo elevador de acessibilidade de instituição na noite de 17 de março de 2023. Segundo a Polícia Militar, o acidente aconteceu após a vítima cair da cadeira de rodas.

Ele foi identificado como Valdir Pedro da Rocha e morava no local há pouco mais de um ano. O idoso já estava morto quando a equipe chegou à residência.

NOTÍCIAS RELACIONADAS