04 de fevereiro de 2026
Segurança

Motociclista é arrastado pelo pescoço por fios soltos após ônibus puxar fiação em Joinville

Acidente ocorreu por volta de 6h, quando o jovem de 24 anos seguia para o trabalho. Ele sofreu vários cortes e ferimentos no pescoço, além de queimaduras nas mãos.

Por G1/SC

Atualizado em 20/01/2026 | 11:27:00

Um motociclista de 24 anos foi arrastado pelo pescoço por fios de telefonia soltos após um ônibus puxar a fiação em sentido contrário, na manhã desta segunda-feira (19), em Joinville, no Norte de Santa Catarina. Ele sofreu cortes e ferimentos no pescoço, além de queimaduras nas mãos.

O g1 entrou em contato com a Unifique, responsável pelos fios de telecomunicação envolvidos no acidente, mas não recebeu resposta até a publicação desta reportagem.

O acidente ocorreu por volta de 6h, quando Thiago Correa seguia para o trabalho. Imagens de uma câmera de segurança mostram o momento em que ele percebe o fio solto e tenta frear, mas a fiação é puxada por um ônibus que vinha no sentido contrário e Thiago é arrastado por alguns metros, até que o motorista percebe a situação e freia (assista acima).

O condutor do ônibus prestou socorro, mas o motociclista preferiu seguir sozinho até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul.

"Estava indo, daí eu vi o fio e freei a moto. Eu cheguei a parar a moto, só que aí quando eu fui passar por baixo do fio, que eu fui tentar desviar, eu olhei que o ônibus estava vindo. Na hora que o ônibus passou foi que ele me levou, pegou no pescoço ali, aí eu fui arrastado", conta.
À NSC, A vítima registrou a ocorrência na delegacia para solicitar o exame de corpo de delito e disse que pretende acionar na Justiça as empresas responsáveis pela fiação solta.

O que dizem as empresas responsáveis?
A Celesc, responsável pela gestão e autorização de uso dos postes, informou que só soube da situação após ser procurada pela imprensa na manhã desta segunda-feira. Equipes foram enviadas ao local para realizar os reparos (leia a nota na íntegra no final da matéria).

A empresa também lamentou o ocorrido e reforçou que a instalação, manutenção, organização e retirada dos cabos são responsabilidade exclusiva das prestadoras de serviços de telecomunicação.

Já a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que, segundo a legislação vigente, as prestadoras de telecomunicações têm direito ao uso compartilhado da infraestrutura de postes para instalar seus cabos, conforme a Lei Geral de Telecomunicações.

Nota na íntegra da Celesc

A Celesc informa que não havia sido comunicada, até a manhã desta segunda-feira, sobre o episódio ocorrido em Joinville envolvendo fiação solta em via pública. Após a demanda da imprensa, equipes da companhia foram prontamente acionadas e estiveram no local para realizar a limpeza e a organização dos cabos.

A empresa lamenta o ocorrido e deseja pronta recuperação à vítima.

A Celesc esclarece que a rede de distribuição de energia elétrica é distinta das redes de telecomunicações — como telefonia, internet e TV a cabo — que utilizam os postes mediante contratos de compartilhamento. A instalação, manutenção, organização e retirada desses cabos são de responsabilidade exclusiva das empresas prestadoras de serviços de telecomunicações.

A companhia atua de forma permanente na fiscalização do uso dos postes, notificando as empresas sempre que são identificadas irregularidades, como cabos soltos, rompidos ou fora dos padrões técnicos, exigindo a regularização conforme a legislação e as normas vigentes. Em situações que representem risco iminente à segurança, a Celesc também adota medidas emergenciais para eliminar o perigo.

A empresa reforça que ocorrências envolvendo fiação solta devem ser comunicadas imediatamente pelos canais oficiais, para que as providências necessárias sejam adotadas com a maior agilidade possível, em conjunto com as empresas responsáveis.

A Celesc permanece à disposição para colaborar com os órgãos competentes na apuração dos fatos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.