• Leia mais notícias de SAÚDE
Avaliação nutricional é realizada com alunos das escolas municipais de Novo Horizonte
Adicionada: 26/03/2019
 



As crianças foram entrevistadas, pesadas e medidas.



Realizou-se na última semana com a Nutricionista do município de Novo Horizonte, Vanessa Piazza, a avaliação do perfil nutricional de todos os discentes entre 2, 5 a 12 anos de idade, que freqüentam as escolas Cenho e Aide Terezinha Gharguetti Malagutti. As crianças foram entrevistadas, pesadas e medidas.

 

As atividades fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação.  As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral.

 

Segundo a nutricionista, a avaliação nutricional é uma abordagem completa, realizada pela nutricionista, para verificar o estado nutricional do indivíduo, detectando suas necessidades alimentares. Sendo assim, é possível intervir de forma adequada para a manutenção e/ou recuperação do estado de saúde do paciente. 

 

A intervenção nutricional adequada tem como objetivo prevenir doenças e promover uma vida mais saudável, levando ao bem-estar do indivíduo. A nutricionista destaca que a avaliação do estado nutricional da população infantil é importante aos serviços de saúde pública, e que a aferição do peso e da altura, permitem comparação de cada criança com o padrão de crescimento ideal, para que se verifique a existência de possíveis deficiências.

 

Doenças como a desnutrição e obesidade especialmente na infância podem trazer sérios danos á saúde. Crianças obesas podem fazer parte dos grupos de risco, com maiores probabilidades de virem a sofrer na idade adulta de doença como: a hipertensão, diabetes, hipercolesterolemia, entre outros. 

 

Os alunos receberam orientações nutricionais de acordo com o peso e altura obtidos, sendo que os alunos que apresentaram riscos nutricionais serão encaminhados para atendimento individual com a Nutricionista na unidade de saúde do município.



Fonte: Da Redação TiviNet, com informações de Vanessa Piazza - Foto: Divulgação
 

Versão para impressãoVersão para impressão
 


-----...*As opiniões expressas nos comentários não condizem, necessariamente, com a opinião do grupo editorial do "Portal TiviNet" e estes são de responsabilidade de seus idealizadores.