Tivi São Lourenço, 03 de maio de 2024
Política

Ex-prefeito de São Lourenço do Oeste, Rafael Caleffi, expõe motivo de ter deixado o MDB

Caleffi era filiado ao partido desde 2003.

Por Redação TiviNet

Atualizado em 20/04/2024 | 11:08:00

O ex-prefeito de São Lourenço do Oeste, Rafael Caleffi, usou as redes sociais nesta sexta-feira (19), para expor o motivo de ter deixado o MDB de São Lourenço do Oeste, partido em que era filiado desde 2003.

De acordo com Caleffi, o documento foi enviado ao presidente do MDB lourenciano, em 02 de abril deste ano. Ele relatou entender que o assunto é polêmico, e que alguns entenderão e outros não. 

"Foi uma decisão difícil, dolorida, mas tenham certeza que segui meu coração e minhas convicções. Gratidão a todos que estiveram comigo, independente da agremiação, pois meu partido sempre foi São Lourenco do Oeste!!!", disse o ex-prefeito.

Abaixo segue a íntegra do documento que Caleffi enviou ao presidente do MDB de São Lourenço do Oeste, Jair Perazoli.

São Lourenço do Oeste, SC ​​​​​​02 de abril de 2024.

Exmo Sr.

Jair Perazoli
Presidente do Diretório do MDB de São Lourenço do Oeste, SC.

Venho, por meio deste, expor e requerer o que segue:

O Movimento Democrático Brasileiro, partido que escolhi como agremiação para defender desde 2003, foi sempre fiel e leal em seus compromissos. Um partido que tinha ideais e bandeira política no Estado de Santa Catarina, isso até o fatídico falecimento do saudoso Luiz Henrique da Silveira, político do mais alto quilate, o qual serviu de referência em minha trajetória pública.

Depois de sua perda, as bandeiras do municipalismo e da descentralização foram esquecidas e os sucessores partidários estaduais acabaram priorizando a defesa por cargos e espaços nos governos ao invés de um projeto estadista. E pior, passou a fazer parte do Governo Lula, responsável pelo maior esquema de corrupção que o Brasil já teve. Fatos pelos quais não compartilho e me nego a continuar fazendo parte.

De outra banda, lá no ano de 2016, mesmo diante de um cenário extremamente negativo em São Lourenço do Oeste, onde sequer tínhamos candidato, o Partido me chamou para o sacrifício, para disputar as eleições municipais. Aceitamos o desafio e construímos um projeto vencedor, mesmo quando poucos acreditavam, haja vista que trouxemos o Progressista para nos apoiar, partido historicamente rival do MDB.

Para essa coligação vingar e depois alcançarmos 78% dos votos na reeleição, sim foram feitos acordos verbais, dos quais nomes importantes do MDB fizeram parte. Cito-os nominalmente: Nelio Goldoni, Aristides De Conto, Walmor Pederssetti e Alex Tardetti, entre outros. Do lado do Progessista, nomes como Cairu Hack, Cirio Hippler, Beni Negri e Ivanir Polessello avalizaram o compromisso. Nessa composição, o MDB apoiaria o Progressistas na eleição de 2024.

Nossas conquistas na condição de Prefeito Municipal são notórias e aqui poderia escrever um livro de tantas ações e obras realizadas, mas destaco algumas em andamento e outras já executas: Upa, Arena, Contorno Viário, Revitalização das duas Praças; Asfalto por todos os cantos da Cidade e também no Interior; Nova Iluminação de LED, Esgotamento Sanitário (do qual julgo primordial); Escola Santa Maria Gorette; Ensino Positivo nas Escolas; Ensino em tempo integral; Flic remodelado e servindo de referência para o Brasil; Programa Comunidade Forte; Cheque do Leite; Centro de Especialidades Médicas etc etc etc. E por derradeiro e não menos impactante, nas finanças públicas tivemos um feito extraordinário, elevando a arrecadação do Município de R$ 62.000.000 para mais de R$ 150.000.000,00 em 06 anos, o que comprova o choque de gestão eficiente.

Finalizei minha missão em 2023, ainda que de forma prematura, mas o fiz com a consciência do dever cumprido e pensando, pela primeira vez na vida, na minha família, nos meus filhos Caetano e Betina, assim como na minha esposa Gizele. Alguns entenderam, outros não, o que faz parte. Ressalto que foi uma decisão pessoal, não havendo nada de acordo político ou algo diverso conforme comentários obviamente lançados por pessoas desinformadas.

Recentemente, notório ficou também que o MDB, sob nova direção, entendeu por ter candidato a Prefeito e por consequência, desobrigando-se do acordo pré-estabelecido, o que tenho pleno respeito, porém não compactuo. Todos sabem da minha conduta e que sempre estarei do lado de pessoas íntegras.

Por toda essa narrativa apresentada, verdadeira, com testemunhas e onde todos os compromissos foram honrados, ao menos de minha parte, sempre de mãos limpas, infelizmente não me sinto mais em condição de fazer parte da agremiação. Agradeço o Movimento Democrático Brasileiro por todos esses anos de convivências e conquistas em favor de nosso Município. Sigo meu destino e peço a fineza de que esse documento seja estendido ao Diretório Municipal.

Fraternal Abraço!!!

Rafael Caleffi

NOTÍCIAS RELACIONADAS