Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Fenômeno foi registrado em Barra Bonita, segundo a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil. Imóvel de madeira ficou com um dos lados sustentado apenas pelo veículo.
Os ventos fortes que causaram estragos em cerca de 40 imóveis em Barra Bonita, no Oeste de Santa Catarina, foram decorrentes de um tornado, confirmou a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil. Uma casa foi parar em cima de um carro após ser arrancada pela força das rajadas.
Foto mostra que o veículo passou a sustentar totalmente a residência de madeira em um dos lados dela. O temporal com queda de granizo ocorreu na noite de sábado (20).
A Defesa Civil de Barra Bonita estima que o vento tenha ultrapassado 80 km/h nas áreas mais afetadas. O município avalia se vai decretar emergência.
Tornado
As instabilidades avançaram pela fronteira com a Argentina e ganharam intensidade próximo às cidades vizinhas de São Miguel do Oeste e Barra Bonita.
Nesses municípios, houve queda de granizo e danos por conta da passagem de um tornado, conforme a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil.
O fenômeno foi confirmado a partir da análise de ocorrências relatadas e de imagens de drone, onde foi possível observar um caminho com telhados parcialmente destruídos e árvores tombadas, características condizentes com tempestades severas associadas a tornados.
O que são tornados?
Diferentemente dos furacões, os tornados são fenômenos atmosféricos menores, mas muito mais intensos. Enquanto um furacão pode cobrir uma área do tamanho de um estado inteiro, um tornado tem um diâmetro que raramente ultrapassa algumas centenas de metros quando toca o solo.
Ambos possuem ventos horizontais extremamente fortes que giram em torno de um centro, mas a velocidade dos ventos que giram em um tornado é muito maior do que a dos ventos que se movem em direção ao centro ou que sobem e descem.
Previsão
PrevisãoNo decorrer da tarde desta segunda-feira (22), a frente fria avança e o tempo volta a ficar firme no estado, gradativamente, do Oeste até o Leste catarinense no fim da tarde.
Conforme a Defesa Civil, isso ocorre devido à aproximação de uma massa de ar seco no estado.
Vítimas tinham 15 anos e voltavam do trabalho quando foram atingidas por caminhonete, segundo PRF. Ambas eram estudantes e foram veladas em Cascavel.
Ela levava homens para dentro de casa e forçava a filha de 11 anos e o filho de 9 a manter relações sexuais com eles.
Mulher possui medida protetiva contra o filho, segundo a polícia.
Estevan Panceri tinha 36 anos e estava internado desde a última quinta-feira.
Diversas latas de cerveja foram encontradas dentro da Saveiro conduzida pelo homem de 28 anos.
Abusos contra as vítimas de 7 e 10 anos ocorreram entre os anos de 2019 e 2020.