Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Shamara Novelo, diretora do Comércio da CDL, agradeceu o apoio de todos nesta campanha e falou que este é o primeiro passo para que a segurança nos estabelecimentos comerciais melhore.
O Rede de Vizinhos Comercial é um programa da Polícia Militar que tem como objetivo fortalecer a segurança no comércio e prevenir golpes e furtos. Em São Lourenço do Oeste (SC), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) promoveu, recentemente, um encontro com membros da diretoria, representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, do Conseg, Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e Polícia Militar.
A partir deste encontro, o Programa Rede de Vizinhos Comercial teve sua implantação efetivada na noite desta terça-feira (23), com a presença de comerciantes, representantes do Executivo, do Legislativo, da Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo), Polícia Militar, Polícia Civil e Ministério Público.
O subtenente Davi do Prado, responsável pelos programas que envolvem a Rede de Vizinhos em São Lourenço do Oeste, repassou orientações importantes. Segundo ele, hoje a realidade do município é diferente e a segurança melhorou muito, principalmente com a organização da comunidade. Sobre a Rede de Vizinhos Comercial, as empresas que aderirem ao programa receberão a visita da PM para outras orientações, como sugestão na disposição de móveis e mercadorias, fachada, vitrines e entrada da loja, por exemplo. Davi salienta ainda que a vigilância solidária precisa ser feita também, ou seja, um vizinho cuidando do outro.
A Polícia Civil falou sobre a importância do registro da ocorrência. Isso ajuda em futuras abordagens policiais, onde verifica-se se a pessoa já tem registro, o que pode resultar em prisão preventiva.
Capitão Ricardo Saremba, comandante da PM em São Lourenço do Oeste, também enalteceu o envolvimento da comunidade e a presença dos comerciantes na noite desta terça-feira. Para ele, a responsabilidade na segurança é dever de todos. Explicou que o município já tem 71 Redes de Vizinhos e também a patrulha rural. “Esse engajamento faz a diferença”, frisou.
Shamara Novelo, diretora do Comércio da CDL, agradeceu o apoio de todos nesta campanha e falou que este é o primeiro passo para que a segurança nos estabelecimentos comerciais melhore. Disse ainda que este programa vai aproximar as forças policiais ainda mais da comunidade.
Após o ato formal, os membros da diretoria, do conselho e a equipe técnica visitaram in loco a área loteada, localizada em espaço nobre do município.
Iniciativa amplia o espaço de reflexão no portal, reforçando a importância da saúde mental no cotidiano.
O espaço, que já se consolidou como um dos principais pontos de encontro da cidade, promete noites de música ao vivo, promoções e muita descontração.
Em mensagem de agradecimento, a proprietária Édina Leão destacou a importância da data e o sentimento de gratidão.
O projeto teve início em 2024, com a turma do 4º ano, durante uma atividade pedagógica conduzida pela professora e autora Aoedica Moschen Nervis.
Além das rampas, o projeto contempla melhorias nas escadas e a criação de espaços de espera.