O seminário contou com palestras sobre o papel do vereador e o processo legislativo, com as professoras Renata Cunha e Priscila do Amaral.
Fui eleito vereador(a) e agora? Este foi o principal tema debatido em seminário realizado na quinta-feira (28), na Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste. A proposta de qualificação de vereadores eleitos e reeleitos é da Escola do Legislativo da Alesc, e reuniu cerca de 70 vereadores eleitos na região da Associação de Câmaras do Noroeste de Santa Catarina (Acanor), parceira do evento.
A diretora da Escola do Legislativo da Alesc, Marlene Fengler, participou do evento em São Lourenço do Oeste. “É uma oportunidade única de formação política para que os recém eleitos possam exercer ou contribuir no mandato parlamentar com ainda mais qualidade e eficiência".
O seminário contou com palestras sobre o papel do vereador e o processo legislativo, com as professoras Renata Cunha e Priscila do Amaral.
“A função do vereador exige muita dedicação e empatia do parlamentar que a exerce com a população da cidade, para que consiga não só captar as demandas locais como conseguir colaborar para que se tornem políticas públicas eficazes. O vereador também é o responsável constitucional por fiscalizar e garantir que o recurso público seja utilizado para o bem comum”, enfatizou o Secretário Executivo da Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste, Éderson Hermann.
À frente da Procuradoria está a procuradora jurídica Scheila Grefin.
Durante a conversa, o parlamentar destacou os encaminhamentos já realizados e os projetos que tramitam na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
Durante esse período, os vereadores apreciaram 60 projetos de lei ordinária e 20 projetos de lei complementar, além de analisarem 60 requerimentos
O objetivo foi conhecer de perto o sistema de estacionamento rotativo implantado naquela cidade, como alternativa para melhorar a circulação de veículos, especialmente nas áreas centrais.
Entre os destaques está a proposta do vereador mirim Dhionatan Serafini, que sugeriu a implantação da coleta seletiva de lixo reciclável nas comunidades de São Roque e Santa Inês.
O valor definido para o auxílio é de R$ 100,00 por beneficiário.