Esses equipamentos foram adquiridos pelo Estado e direcionados aos municípios com maior incidência de dengue, além de possuírem unidades de Pronto Atendimento (UPA)
São Lourenço do Oeste foi uma das 33 cidades catarinenses contempladas com novos equipamentos para o combate à dengue. O Governo do Estado forneceu quatro aparelhos para a determinação do hematócrito, um exame fundamental para otimizar a triagem e o fluxo de atendimento aos pacientes com suspeita de dengue.
Os aparelhos foram encaminhados para a UPA e para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Centro 1 e 2, Santa Catarina, Meneguetti e São Francisco, ampliando a capacidade do município em diagnosticar e atender os pacientes com maior eficiência.
De acordo com a secretária de Saúde, Catia Shaffer, o hematócrito é um exame que mede a porcentagem de hemácias no sangue, também conhecidas como glóbulos vermelhos. "Com esses equipamentos disponíveis, poderemos agilizar a realização dos exames dos nossos pacientes, oferecendo resultados mais rápidos e precisos. Isso permitirá que possamos oferecer o tratamento adequado e combater a dengue com mais eficácia", explicou a secretária.
Esses equipamentos foram adquiridos pelo Estado e direcionados aos municípios com maior incidência de dengue, além de possuírem unidades de Pronto Atendimento (UPA), como é o caso de São Lourenço do Oeste.
O investimento no diagnóstico rápido e preciso reflete o esforço do Governo do Estado em controlar a disseminação da doença e garantir a saúde da população, principalmente em municípios que enfrentam surtos da doença.
O sucesso da iniciativa despertou o interesse de diversas cidades que já demonstram intenção de implementá-lo em suas redes de ensino.
Fundada em fevereiro de 2004, a Rede Feminina de Combate ao Câncer atua na assistência a pacientes oncológicos, especialmente no período pós-operatório.
A imunização está sendo realizada exclusivamente na Policlínica Central, anexa à Secretaria Municipal de Saúde. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Durante a visita, foram constatadas diversas irregularidades que poderão ser corrigidas.
O treinamento será realizado em quatro encontros e tem como objetivo aprimorar e atualizar as equipes que atendem ocorrências de emergência na região
Com a ampliação da equipe, o projeto expandirá seu alcance, oferecendo atividades também nos bairros e nas comunidades do interior.