O prefeito Agustinho destacou a importância do projeto para o desenvolvimento educacional do município e garantiu o empenho do poder público para remover os entraves que possam atrasar a contrução.
O prefeito de São Lourenço do Oeste, Agustinho Assis Menegatti, recebeu na manhã desta terça-feira (19) uma comitiva do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus local, liderada pelo diretor-geral Daniel Fernando Carossi. O objetivo do encontro foi a apresentação do projeto arquitetônico da nova sede da instituição, que será construída no bairro São Francisco.
Segundo Carossi, o projeto está em fase final de elaboração e os trâmites legais e administrativos estão sendo agilizados para que as obras possam começar no início de 2025. A primeira etapa da construção prevê 6 mil m² de área construída, com um investimento estimado em R$ 15 milhões.
Durante a reunião, além da apresentação do projeto, a equipe do IFSC solicitou apoio da administração municipal para viabilizar aspectos fundamentais da obra, como a pavimentação das ruas que dão acesso ao terreno e a adequação do Plano Diretor. O atual plano urbanístico do município não permite edificações com mais de dois pavimentos naquela área, o que inviabilizaria o projeto original, que prevê uma estrutura de quatro andares.
A proposta da primeira etapa inclui um bloco administrativo, que abrigará secretaria, sala de professores, sala de reuniões e blocos pedagógicos com salas de aula e laboratórios.
O prefeito Agustinho destacou a importância do projeto para o desenvolvimento educacional do município e garantiu o empenho do poder público para remover os entraves que possam atrasar a contrução. “O IFSC é parte fundamental de São Lourenço do Oeste e vamos envidar todos os esforços para que o novo campus seja edificado o mais breve possível”, afirmou.
O novo campus do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC terá uma área total de 16 mil m² e será edificado na Rua Motorista Valdir Cavinatto ao lado do Loteamento Vale das Hortênsias. Atualmente o IFSC conta com uma equipe de 34 profissionais e atende cerca de 300 estudantes diariamente com cursos na área de qualificação profissional e nível técnico. A previsão é de que a nova sede esteja concluída no final de 2028.
A área será loteada e integrada ao programa municipal de incentivo à instalação de indústrias, que visa atrair novos empreendimentos e impulsionar o desenvolvimento econômico da cidade.
O presidente do Comitê, Joel Garcias, recepcionou o parlamentar do deputado estadual Jair Miotto e agradeceu o apoio destinado ao esporte local.
Nesta etapa, os serviços estão concentrados na Rua Coronel Bertaso, uma das principais vias do centro urbano, que está recebendo nova pintura em toda sua extensão.
Até o momento, mais de 400 participantes já estão confirmados, vindos de diversas cidades da região.
Com os bons resultados, São Lourenço do Oeste segue firme na busca por mais conquistas nos Jogos Abertos.
A população ainda pode contribuir com sugestões e questionamentos até o dia 14 de agosto de 2025.