O programa de melhoramento genético é realizado mensalmente e está disponível para todos os agricultores cadastrados que comprovem a posse de rebanhos bovinos de leite.
A Secretaria de Agricultura de São Lourenço do Oeste realizou, nesta segunda-feira (24), mais uma etapa do programa de melhoramento genético para os produtores rurais do município. A ação beneficiou 119 agricultores cadastrados com a entrega de sêmen e abastecimento de nitrogênio, ambos fornecidos gratuitamente pela prefeitura.
Ao todo, foram distribuídos 1.978 litros de nitrogênio, com um investimento de R$ 14.912,00. O objetivo do programa é impulsionar a qualidade do rebanho de São Lourenço do Oeste, que se destaca como uma importante bacia leiteira do estado de Santa Catarina. Segundo o secretário de Agricultura, Gilberto Bordignhon, a iniciativa visa melhorar geneticamente o gado leiteiro do município, promovendo maior produtividade e eficiência no setor.
Além do sêmen e do nitrogênio, os agricultores também recebem, sem custos, bainhas e luvas, itens essenciais para garantir a higiene e a saúde no manejo dos animais. A entrega dos materiais faz parte de um esforço contínuo da Secretaria de Agricultura para incentivar o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário local.
O programa de melhoramento genético é realizado mensalmente e está disponível para todos os agricultores cadastrados que comprovem a posse de rebanhos bovinos de leite. A ação tem sido fundamental para apoiar a produção rural e fortalecer a economia local, especialmente no contexto da bacia leiteira, um dos principais pilares da agricultura no município.
A Secretaria de Agricultura reafirma seu compromisso com o setor agropecuário e destaca a importância de ações como essa para o crescimento da produção leiteira e o aprimoramento da qualidade dos produtores do municipio.
Para o secretário Cleodir Bertochi, os encontros realizados representam um marco no planejamento estratégico do município.
Na seletiva, foram escolhidos seis calouros que garantiram vaga na semifinal da região Extremo Oeste, que acontece no dia 28 de setembro, em Chapecó.
Ao longo de três noites, o festival apresentou ao público um total de 124 coreografias.
Entre os convidados, destacou-se a presença do delegado da DPCAMI (Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso), Dr. Ricardo Melo
O prazo de conclusão é de 30 dias após a assinatura da ordem de serviço.
De acordo com o Diretor do Departamento de Tecnologia e Gestão da Informação, Yan Pieta, apenas em 2024 foram contabilizados mais de 230 casos de golpes ou tentativas de fraude no município.