Aeronave a serviço do Ministério da Saúde caiu logo após decolar de comunidade indígena em Roraima; vítima doente seria transportada a Boa Vista
Uma queda de helicóptero queda de helicóptero em terra Yanomami, na tarde de segunda-feira (7), resultou na morte de dois indígenas em uma área remota do estado de Roraima.
A aeronave, modelo Esquilo B2, prefixo PP-IVO, pertencia à empresa de táxi aéreo Voare, contratada pelo Ministério da Saúde para transporte de pacientes.
Segundo o proprietário da empresa, Renildo Lima, cinco pessoas estavam a bordo no momento do acidente. Entre as vítimas fatais estão um indígena idoso, que seria transferido da comunidade Arathau para Boa Vista para tratamento médico, e outro indígena que o acompanhava.
O helicóptero caiu logo após a decolagem e pegou fogo em seguida. Três pessoas sobreviveram: o piloto, um técnico de enfermagem do Ministério da Saúde e um funcionário de apoio da empresa aérea.
Três pessoas sobreviveram durante queda de helicóptero em terra Yanomami
A queda de helicóptero em terra Yanomami ocorreu em uma área de difícil acesso na região do Parima, extremo norte de Roraima. O primeiro alerta sobre o acidente foi feito por um adolescente indígena, de 15 anos, que presenciou a queda e caminhou por cerca de três horas até conseguir ajuda.
Ainda na noite de segunda, uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) tentou alcançar o local do acidente, partindo da base de Surucucu, mas precisou interromper a operação por causa das más condições climáticas.
O resgate só foi possível na manhã desta terça-feira (8), quando os três sobreviventes foram finalmente retirados da região. Até o momento, nem o Ministério da Saúde nem a FAB se pronunciaram sobre o caso.
As equipes de resgate retornaram ao local na manhã desta terça-feira (8), mas não deram detalhes sobre a operação de resgate da queda de helicóptero em terra Yanomami e o estado de saúde dos sobreviventes.
Político de 52 anos fazia a gravação de um vídeo no local na noite desta segunda-feira, informou a assessoria.
Corpo do homem estava caído na frente da própria casa, segundo a polícia.
Carro desandou em marcha ré e prensou a vítima, que também foi esmagada pelo pneu.
Homem e mulher envolvidos foram presos nesta segunda-feira, mais de 15 dias após o crime.
As vítimas foram atendidas e encaminhadas para avaliação médica
Não há informações sobre a causa do acidente