Tivi São Lourenço, 21 de julho de 2025
Segurança

Preta Gil morre durante tratamento contra o câncer aos 50 anos

Artista enfrentava uma recidiva de câncer colorretal diagnosticada em 2023.

Por Oeste Mais

Atualizado em 21/07/2025 | 09:53:00

Artistas e personalidades de todo o país lamentaram neste domingo, dia 20, a morte da cantora, atriz e empresária Preta Gil, aos 50 anos. Ela faleceu em Nova York, nos Estados Unidos, onde realizava tratamento contra um câncer colorretal.

Preta foi diagnosticada com câncer de intestino em janeiro de 2023, após ser internada com desconfortos intestinais. O tumor entrou em remissão no final daquele ano, fase em que a doença aparenta estar controlada, mas que ainda exige monitoramento constante por pelo menos cinco anos, período necessário para se considerar uma possível cura.

Em agosto de 2024, no entanto, Preta revelou que o câncer havia retornado, agora em quatro locais do corpo: dois linfonodos, o peritônio (membrana que reveste a cavidade abdominal) e o ureter. “Eu tive um câncer no intestino que eu tratei, me curei dele, fui liberada pelos médicos completamente para seguir uma vida perto da normalidade. Estava indo muito bem na minha reabilitação e tenho exames periódicos para serem feitos enquanto estiver em remissão. Remissão é um período de cinco anos em que o câncer pode voltar. O meu câncer voltou”, declarou a cantora à época.

A artista chegou a passar por uma cirurgia de 20 horas em dezembro de 2024 para remoção dos tumores. Em novembro do mesmo ano, enfrentou complicações adicionais: cálculos renais entupiram o cateter que utilizava, obrigando a interrupção temporária da quimioterapia para a realização de mais uma cirurgia.

Preta Gil comemorou seus 50 anos em agosto deste ano, e lançou o livro Preta Gil: Os primeiros 50. Na ocasião, em entrevista ao Estadão, ela demonstrava esperança: “Sou uma pessoa que chega aqui zero traumatizada com o que viveu. Tudo serviu de lição pra mim, pra poder valorizar ainda mais esses próximos cinquenta. Estou cheia de gás, de ideias, de assuntos, e bora pra mais cinquenta que só tá começando.”

Filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, afilhada de Gal Costa e sobrinha de Caetano Veloso, Preta nasceu no Rio de Janeiro e dividiu a infância entre a capital fluminense e Salvador. Foi a quarta dos sete filhos de Gilberto Gil.

Na TV, participou de novelas como Agora É Que São Elas (2003) e Ti-Ti-Ti (2010), ambas na Globo, além de Caminhos do Coração (2007) e Os Mutantes (2008), na Record.

Teve três casamentos, com o ator Otávio Müller, pai de seu único filho, Francisco Gil Moreira Müller de Sá; com o diretor Rafael Dragaud; e com o personal trainer Rodrigo Godoy, com quem teve uma separação conturbada.

NOTÍCIAS RELACIONADAS