A programação iniciou com uma missa celebrada no dialeto alemão, seguida pela recepção dos convidados no pavilhão da comunidade ao som de músicas típicas.
A comunidade de Lageado Antunes, celebrou neste domingo (20) a 20ª edição da tradicional Festa Alemã, evento que integra o calendário de aniversário do município e tem como objetivo preservar e valorizar as tradições da cultura germânica.
A programação iniciou com uma missa celebrada no dialeto alemão, seguida pela recepção dos convidados no pavilhão da comunidade ao som de músicas típicas. Durante o evento, autoridades municipais se pronunciaram, e os presentes puderam desfrutar de um almoço típico alemão, com pratos tradicionais da culinária germânica. A festa contou ainda com apresentações de grupos de dança folclórica e um animado matinê, conduzido pela banda 0800, de Maratá (RS).
Em seu discurso, o prefeito Agustinho Assis Menegatti destacou a importância da comunidade na preservação das raízes culturais do município. “Parabéns aos moradores de Lageado Antunes por manterem vivas as tradições germânicas e por organizarem uma festa tão bem estruturada e acolhedora”, afirmou.
O Instituto Cultural de São Lourenço do Oeste também marcou presença no evento. Representada pela presidente Lorita Reiter, a entidade repassou recursos para a Associação de Moradores da comunidade, reforçando uma parceria que se mantém desde a primeira edição da festa, há duas décadas.
A Festa Alemã de Lageado Antunes é considerada uma das celebrações culturais mais autênticas da região, reunindo moradores, visitantes e descendentes de imigrantes alemães em um encontro que reforça os laços comunitários e a valorização do patrimônio cultural.
A inauguração da praça faz parte da programação especial em comemoração aos 67 anos de emancipação político-administrativa de São Lourenço do Oeste.
A cerimônia foi realizada na sede do Clube Recreativo Araucária, em um ambiente especialmente preparado para marcar a data com emoção e solenidade.
De acordo com o edital, não será permitida a participação de redes ou grupos de organizações. Apenas entidades com sede no município de São Lourenço do Oeste poderão se candidatar.
A campanha foi elogiada por sua abordagem sensível, mobilização social e por tratar de um tema muitas vezes cercado por receio e silêncio.
As inscrições para o programa começaram no dia 14 de julho e seguem até 31 de julho.
A Associação Municipal de Bolão conta atualmente com 24 atletas e foi fundada em 13 de maio de 2002.