30 de setembro de 2025
Gerais

Morre atriz e humorista Berta Loran, aos 99 anos, no Rio de Janeiro

A artista nasceu em Varsóvia, na Polônia, mas se mudou para o Brasil com 9 anos e construiu uma carreira sólida na TV brasileira

Por ND Mais

Atualizado em 29/09/2025 | 10:30:00

Morreu na noite de domingo (28) a atriz e humorista Berta Loran, aos 99 anos, no Rio de Janeiro (RJ). Ela estava internada em um hospital particular em Copacabana, mas a causa da morte ainda não foi revelada.

A artista nasceu em Varsóvia, na Polônia, mas se mudou para o Brasil com 9 anos e construiu uma carreira sólida na TV brasileira.

Quem era Berta Loran?

A artista nasceu Varsóvia, na Polônia, onde recebeu o nome de Basza Ajs. Durante a 1º Guerra Mundial, Berta Loran chegou ao Brasil acompanhada dos pais e cinco irmãos.

A família judia fugia do nazismo que se expandia pela Europa. Instalaram-se em um sobrado na Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, onde seu pai, José Ajs, incentivou a filha a seguir seus passos de ator.

No início da década de 1940, Basza adotou o nome artístico de Berta Loran e mergulhou na carreira teatral. Poucos anos depois, em 1946, casou-se com o também ator judeu Suchar Handfuss, radicado em Buenos Aires. Na época, ela tinha 20 anos e ele, 51.

O casamento, como a própria atriz relembrou em entrevistas, não foi motivado por amor, mas pelo desejo de conquistar independência. O casal viveu na Argentina e em Portugal, onde Berta alcançou grande sucesso, antes de retornar ao Brasil nos anos 1950. Em 1957, separou-se e se naturalizou brasileira.

Em entrevista dada em 2016, a atriz recordou com humor a infância difícil. “Nasci na Rua Mila, 53, onde se formaria o Gueto de Varsóvia. Dividi um quarto com 14 parentes. Alimento barato era batata e repolho. Minha mãe fazia uma sopa com muito alho e cebola, e à noite era uma peidaria daquelas. Eu ria”.

Na televisão, Berta imortalizou personagens marcantes. Entre eles, a portuguesa Manuela D’Além Mar, da Escolinha do Professor Raimundo, e a empregada Frosina, de Amor com Amor Se Paga.

Em mais de sete décadas de carreira, também brilhou em humorísticos como Balança mas Não Cai, Planeta dos Homens, Faça Humor, Não Faça Guerra e Zorra Total.

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.