Segundo o doutor em biologia Jackson Preuss, espécie não ocorre naturalmente na região. Caso foi registrado em Seara, no Oeste.
Um cervo Axis, foi flagrado correndo em uma rua de Seara, no Oeste de Santa Catarina. Segundo o doutor em biologia Jackson Preuss, trata-se de uma espécie exótica, que não ocorre naturalmente na região. Também conhecido como chital, é nativo das florestas da Índia, Sri Lanka, Nepal, Bangladesh, Butão e Paquistão.
O vídeo mostra o animal correndo na frente da casa da moradora Bárbara Alice, que fez o registro. Ela definiu o flagrante como uma "situação inexplicável", e disse que "foi algo de segundos" .
O registro ocorreu em 8 de setembro, no bairro São Daniel. Até a manhã desta quinta-feira (14), os bombeiros da cidade não tinham recebido chamados referentes a resgate de cervos.
"Estava fazendo meu serviço de casa, como sempre, e, nesse meio tempo, minhas cachorras começaram a latir mais do que o normal. Fui lá fora verificar o que estava acontecendo e passou um cervo", relata a moradora.
Conforme o biólogo, os registros de cervos em meio urbano, na região Oeste, têm aumentado nos últimos anos.
"No Brasil, acredito que esses animais surgiram por escapes acidentais: eram criados em cativeiro e acabaram escapando. Mas não se descarta também uma possível migração, como já aconteceu no Rio Grande do Sul, que [cervos] migraram do Uruguai e da Argentina para lá", comentou.
Esses grandes mamíferos cujo macho chega a pesar 110 quilos e medir um metro e dez centímetros na altura da cernelha podem ter ultrapassado a fronteira por terra, como também por água, já que são exímios nadadores. São herbívoros e não têm predadores por aqui.
Conforme a prefeitura de Seara, a suspeita é que o animal tenha saído de uma região de mata, já que não há zoológicos ou parques com animais no município.
Quando um animal é exótico?
Diferente dos animais silvestres, o especialista explica que as espécies exóticas são aquelas que não ocorrem naturalmente em determinado local.
"Esse animal foi introduzido por algum motivo, acidental ou proposital, mas ele não utiliza esse local naturalmente. Não se desenvolveu, não evoluiu aí, e também não utiliza o espaço nem para reprodução, nem para passagem", afirma.
Quando um animal é silvestre?
Já os animais silvestres, segundo ele, ocorrem naturalmente dentro de determinado habitat. Podem ocupar definitivamente o local ou utilizá-lo para reprodução e passagem.
"Por exemplo, uma ave migratória que utiliza um determinado local em determinado período já é considerada uma espécie silvestre, mesmo se reproduzindo em outro local, e assim por diante", complementa.
Polícia localizou acusado usando máscara e pulseira de triagem.
Menino de 3 anos e 10 meses ficou por cerca de 10 horas trancado em veículo e morreu por asfixia, segundo a Polícia Civil.
Homem apresentava suspeita de traumatismo raquimedular.
Vítima de 77 anos não resistiu aos ferimentos.
Mulher de 70 anos não resistiu aos ferimentos e faleceu nesta segunda-feira.
Segundo testemunhas, a professora que morreu envenenada teria pedido o divórcio quando soube do relacionamento extraconjugal