Com a capacitação, Ediane torna‑se referência interna para a atualização de protocolos e para o treinamento de outros enfermeiros da instituição.
A gerente de enfermagem da Fundação Hospitalar São Lourenço, Ediane Ragnini, concluiu, no último final de semana, em Balneário Camboriú, o treinamento “reanimação do recém‑nascido igual ou maior que 34 semanas em sala de parto”, promovido pelo Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A formação, obrigatória segundo a Vigilância Sanitária, habilita o profissional a conduzir manobras que podem decidir o primeiro minuto de vida de um bebê — conhecido entre os especialistas como “Minuto de Ouro”.
“É de suma importância ter dentro do bloco cirúrgico alguém habilitado para a reanimação do recém‑nascido. O curso é uma exigência regulatória e coloca o nosso hospital na vanguarda da assistência”, destaca Ediane, ao comentar o investimento na qualificação.
De acordo com as Diretrizes da SBP, dois em cada dez recém‑nascidos não respiram ou choram imediatamente após o parto e um em cada dez precisa de ventilação com pressão positiva (VPP). A literatura mostra que equipes treinadas reduzem em até 47 % a mortalidade neonatal até o 7.º dia de vida.
As mesmas diretrizes recomendam a presença, em todo nascimento, de pelo menos um profissional capacitado nos passos iniciais e na VPP, além de equipes completas em partos de risco. Ao investir na qualificação de sua gerente de enfermagem, a Fundação Hospitalar São Lourenço garante que esses requisitos sejam cumpridos.
Com a capacitação, Ediane torna‑se referência interna para a atualização de protocolos e para o treinamento de outros enfermeiros da instituição. “Ter alguém preparado para situações adversas, eleva o padrão de segurança e qualidade do nosso atendimento”, acrescenta a profissional.
Bolão com 9 cotas foi premiado ao todo com R$ 25,2 milhões em 24 de abril. Retirada pode ser feita em até 90 dias após o sorteio, informou a Caixa.
O fato aconteceu em frente ao quartel da PM em Caçador, no Meio-Oeste do estado
O evento contará com dois assadores, Barba Ruiva e Cris Valduga, além de três atrações musicais: Papo Sério, Nilton e Tiago e Gean e Marcel.
Restam apenas ingressos disponíveis para a sessão extra, marcada para as 22h00.
A equipe assume a gestão da entidade para o biênio 2025/2027.
Primeiro pontífice latino-americano deixa legado de tolerância e diálogo. Promoveu reformas importantes, acolheu minorias e priorizou os pobres.