09 de setembro de 2025
Gerais

Caso David Steil: homem desaparecido há quase 3 meses é encontrado em SC, diz polícia

Morador de Indaial desapareceu em 12 de junho, após abandonar o carro em uma área de mata em Rodeio; familiares relatam que ainda não foram avisados

Por ND Mais

Atualizado em 09/09/2025 | 10:51:00

O morador de Indaial, David Steil, de 44 anos, desaparecido há quase três meses, foi encontrado no Mercado Municipal de Florianópolis, segundo a Polícia Civil.

Segundo familiares, o homem saiu de casa e dirigiu até Rodeio, onde abandonou o carro aberto com a chave e entrou sozinho em uma área de mata, onde foi visto pela última vez, no dia 12 de junho.

Segundo o delegado Aderlan Camargo, David teria desaparecido por vontade própria e foi visto caminhando na região central de Florianópolis, há aproximadamente três ou quatro semanas.

“Uma pessoa que o conhecia conversou com ele e falou que realmente não queria voltar para casa”, explica o delegado.

O caso estava sob a presidência de outro delegado e parou nas mãos do delegado Aderlan em 13 de agosto. “O delegado da época concluiu que não tinha natureza criminosa no desaparecimento”, revela.

Antes da publicação, o ND Mais entrou em contato com a família de David, mas não obteve retorno. Posteriormente, familiares disseram que não haviam sido informados sobre ele ter sido encontrado. No site SOS Desaparecidos, David ainda consta na relação.

As buscas por David Steil iniciaram no dia 13 de junho depois do homem abandonar seu veículo, um Fiat Palio, e adentrar sozinho uma região montanhosa coberta por vegetação fechada, na localidade de São Pedro Velho, em Rodeio, Vale do Itajaí.

A operação foi comandada pelos Bombeiros Voluntários de Rodeio, Apiúna e Ascurra ao longo de uma semana e foram encerrados em 20 de junho, quando o caso ficou sob investigação da Polícia Civil.

Ao todo, cerca de 60 profissionais da área de segurança e resgatistas participaram da missão. Mesmo após o fim da operação dos bombeiros, familiares e amigos de David continuaram as buscas no local do desparecimento.

Desde o início da ocorrência, a mobilização contou com a participação dos bombeiros voluntários, além de equipes especializadas de resgate em montanha, cães farejadores, drones e o apoio aéreo do helicóptero Águia 04 da PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina).

O terreno de difícil acesso, com cachoeiras, paredões rochosos e mata fechada, exigiu preparo técnico e físico das equipes.

Problemas psicológicos

De acordo com familiares, David, morador de Indaial, vinha enfrentando problemas psicológicos e, em março deste ano, teria tido um surto, procurando apoio na casa de sua irmã.

As circunstâncias que levaram ao seu desaparecimento ainda são desconhecidas.

Diferente do que havia sido informado inicialmente pelo delegado da Polícia Civil, Deivid Steil ainda não teria sido encontrado. O caso segue em investigação. Conforme relato do próprio delegado, o homem foi localizado no Mercado Municipal e teria comentado a um conhecido, que então comunicou a polícia sobre o paradeiro. Essa informação foi repassada à reportagem; no entanto, a corporação voltou atrás e comunicou, posteriormente à publicação desta matéria, que se tratava de um dado antigo. Após a publicação, a família, que até então não havia se manifestado, entrou em contato para informar que não foi comunicada pela polícia sobre a versão de que ele teria sido encontrado por um conhecido. Em nota, a Polícia Civil informou que entraria em contato com a família para atualizar as novas informações sobre o caso.

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS