As inscrições seguem até 25 de setembro de 2025 pelo portal do IFSC.
O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) abriu inscrições para mais de 4 mil vagas em cursos técnicos gratuitos, com início em 2026. O processo é um dos maiores já promovidos pela instituição, abrangendo todos os câmpus do Estado e oferecendo oportunidades em diferentes modalidades: integrados ao ensino médio, subsequentes e concomitantes.
No Câmpus São Lourenço do Oeste, estão abertas vagas para:
Técnico em Administração (Subsequente, noturno) – 40 vagas;
Técnico em Recursos Humanos (Subsequente, EAD) – 35 vagas;
Técnico em Marketing (Médio Técnico, integral) – 35 vagas.
Já no Câmpus Chapecó, há vagas para áreas como Eletroeletrônica, Mecânica, Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Energia Renovável e Segurança do Trabalho.
No Câmpus São Miguel do Oeste, os destaques são cursos técnicos em Agropecuária, Alimentos e Eletromecânica.
Essas formações representam uma oportunidade de qualificação profissional sem custos para jovens e adultos da região, reforçando o papel estratégico do IFSC no desenvolvimento do Oeste catarinense.
Integrados: voltados a quem concluiu o Ensino Fundamental e deseja cursar o Ensino Médio junto com a formação técnica.
Subsequentes: para quem já terminou o Ensino Médio e busca apenas a formação técnica.
Concomitantes: para quem já está cursando o Ensino Médio em outra instituição e deseja fazer, ao mesmo tempo, a formação técnica no IFSC.
As inscrições seguem até 25 de setembro de 2025 pelo portal do IFSC.
Cursos por sorteio não têm taxa.
Cursos com prova exigem pagamento de R$ 55,00, com possibilidade de isenção até 12 de setembro.
A prova está marcada para 19 de outubro de 2025, com 28 questões de múltipla escolha sobre conteúdos do ensino fundamental e médio.
O resultado da 1ª chamada para cursos por prova será divulgado em 12 de dezembro de 2025. Já para os cursos por sorteio, a divulgação ocorrerá em 11 de novembro de 2025.
Todos os cursos são gratuitos e 50% das vagas são destinadas ao Sistema de Cotas para estudantes de escolas públicas, com recortes adicionais para baixa renda, autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.
Morador de Indaial desapareceu em 12 de junho, após abandonar o carro em uma área de mata em Rodeio; familiares relatam que ainda não foram avisados
Mariana Michelini está em Santa Catarina se recuperando da operação e possivelmente última cirurgia. Em 2020, uma profissional usou substância polimetilmetacrilato ao invés de ácido hialurônico.
Com mais de mil tiros por minuto, o fuzil Arad é utilizado pelas forças policiais de todo o mundo, com alto padrão de desempenho
- Pedidos e informações: (49) 99121-9781 (WhatsApp)
- Pedidos e informações: (49) 99121-9781 (WhatsApp)
Estilista italiano morreu 'pacificamente, cercado pelos seus entes queridos', informou a marca do fashionista.