Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
A indicação foi aprovada com seis votos favoráveis e duas abstenções.
Durante a sessão ordinária realizada nesta terça-feira (28), o vereador Altair Borges, juntamente com os vereadores que compõem as bancadas do PP, PL e PSD, apresentaram uma indicação ao Executivo Municipal sugerindo a regulamentação e retirada das casinhas para cachorros instaladas nas vias públicas. A indicação foi aprovada com seis votos favoráveis – dos vereadores Sabino Zilli, Jader Ioris, Altair Borges, Edison Demarchi, Cesar Piran e Julcemir Bombassaro - e duas abstenções - dos vereadores Mauro Michelon e Edson Ferrari.
O parlamentar destacou que o município tem avançado significativamente nas políticas públicas voltadas à causa animal, com legislação específica e programas de incentivo, como o de castração e outras ações que promovem o bem-estar dos pets. “Apesar de termos todas essas iniciativas governamentais e o trabalho positivo e exemplar das ONG’s e da comunidade, ainda precisamos ampliar essa atuação, especialmente na educação e conscientização de quem pretende ter um animal de estimação, para que estes não sejam abandonados e fiquem vagando pelas ruas”, ressaltou.
Borges observou que, embora muitas pessoas instalem casinhas e recipientes de água e comida nas calçadas e canteiros públicos com o intuito de ajudar animais errantes, a prática tem gerado reclamações de moradores. Segundo ele, há registros de acúmulo de lixo, mau cheiro, poluição visual e até ataques de animais territorialistas. “Além disso, os recipientes, quando inadequados, podem acumular água e servir como criadouros do mosquito Aedes aegypti, representando um risco à saúde pública”.
A indicação propõe que o Governo Municipal retire as casinhas instaladas em locais públicos, proíba novas instalações e desenvolva campanhas educativas voltadas à posse responsável e à prevenção do abandono de animais.
“Nosso objetivo é fortalecer a conscientização e incentivar práticas seguras e responsáveis, tanto para o bem-estar dos animais quanto para a saúde e segurança da população”, concluiu o vereador.
- Leia também:
Parlamentar solicita mais tempo para aprofundar a avaliação do projeto antes da deliberação final em plenário.
Projeto altera forma de comprovação, corrige limite mensal do benefício e amplia prazos e transparência na divulgação.
Recursos são provenientes da anulação de dotações da própria Câmara Municipal e serão destinados ao custeio da folha de pagamento da Saúde.
Projeto de emenda à Lei Orgânica foi aprovado em segundo turno, com sete votos favoráveis e dois contrários.
Durante a sessão, Alex Tardetti destacou obras, organização da rede, processo seletivo para professores e orientações sobre matrículas on-line para 2026.
Município foi contemplado com kit completo anunciado pelo Governo do Estado, reforçando a estrutura de resposta a emergências na região.