Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
A indicação foi aprovada com seis votos favoráveis e duas abstenções.
Durante a sessão ordinária realizada nesta terça-feira (28), o vereador Altair Borges, juntamente com os vereadores que compõem as bancadas do PP, PL e PSD, apresentaram uma indicação ao Executivo Municipal sugerindo a regulamentação e retirada das casinhas para cachorros instaladas nas vias públicas. A indicação foi aprovada com seis votos favoráveis – dos vereadores Sabino Zilli, Jader Ioris, Altair Borges, Edison Demarchi, Cesar Piran e Julcemir Bombassaro - e duas abstenções - dos vereadores Mauro Michelon e Edson Ferrari.
O parlamentar destacou que o município tem avançado significativamente nas políticas públicas voltadas à causa animal, com legislação específica e programas de incentivo, como o de castração e outras ações que promovem o bem-estar dos pets. “Apesar de termos todas essas iniciativas governamentais e o trabalho positivo e exemplar das ONG’s e da comunidade, ainda precisamos ampliar essa atuação, especialmente na educação e conscientização de quem pretende ter um animal de estimação, para que estes não sejam abandonados e fiquem vagando pelas ruas”, ressaltou.
Borges observou que, embora muitas pessoas instalem casinhas e recipientes de água e comida nas calçadas e canteiros públicos com o intuito de ajudar animais errantes, a prática tem gerado reclamações de moradores. Segundo ele, há registros de acúmulo de lixo, mau cheiro, poluição visual e até ataques de animais territorialistas. “Além disso, os recipientes, quando inadequados, podem acumular água e servir como criadouros do mosquito Aedes aegypti, representando um risco à saúde pública”.
A indicação propõe que o Governo Municipal retire as casinhas instaladas em locais públicos, proíba novas instalações e desenvolva campanhas educativas voltadas à posse responsável e à prevenção do abandono de animais.
“Nosso objetivo é fortalecer a conscientização e incentivar práticas seguras e responsáveis, tanto para o bem-estar dos animais quanto para a saúde e segurança da população”, concluiu o vereador.
- Leia também:
Câmara Municipal manifestou pesar pelo falecimento e destacou a trajetória de dedicação à vida pública e à comunidade lourenciana.
Fundado em 2004, o Leo Clube Ômega atua há mais de duas décadas promovendo atividades voltadas ao interesse público
A Tribuna Popular é um espaço destinado à manifestação da comunidade sobre assuntos de interesse do município, reivindicações ou proposições de iniciativa popular.
O requerimento foi submetido à apreciação do Plenário e recebeu aprovação unânime dos vereadores presentes.
O requerimento foi colocado em votação e recebeu aprovação unânime dos vereadores em Plenário.
A indicação também sugere que o município promova ações educativas voltadas à conscientização sobre os benefícios do consumo do mel