Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Parlamentar era presidente em Câmara Municipal e professor da rede estadual de ensino
O vereador Helio de Mello (PL) renunciou ao cargo após receber três denúncias pelo crime de pedofilia na Câmara Municipal de Irati, no Sudeste do Paraná. O parlamentar era presidente da Casa e também exercia a profissão de professor da rede estadual de ensino. Mello deixou as atividades parlamentares no dia 9 de setembro.
As denúncias foram protocoladas após que o Conselho Tutelar de Irati revelou o recebimento de informações que o vereador teria abusado de crianças e adolescentes no município. Perguntada sobre as investigações desse caso, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) não respondeu os questionamentos.
Já a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR) apontou que o vereador está afastado das funções de professor desde agosto. A Secretaria ainda pontuou que está acompanhando o caso e que “não admite comportamentos que não condizem com o ambiente escolar”.
A Câmara Municipal de Irati realizou votação para a composição da nova Mesa Diretora da Casa nesta terça-feira (16).
Procurado, o diretório do Partido Liberal no Paraná apontou em nota que “está ciente do caso” e que “está apurando os fatos para, no menor prazo possível, decidir sobre sua expulsão dos quadros do partido”.
“Ressaltamos ainda que o diretório municipal do PL em Irati já havia afastado o ex-parlamentar de suas atividades, e que o mesmo renunciou ao mandato”, finalizou o partido em nota.
Parlamentar solicita mais tempo para aprofundar a avaliação do projeto antes da deliberação final em plenário.
Projeto altera forma de comprovação, corrige limite mensal do benefício e amplia prazos e transparência na divulgação.
Recursos são provenientes da anulação de dotações da própria Câmara Municipal e serão destinados ao custeio da folha de pagamento da Saúde.
Projeto de emenda à Lei Orgânica foi aprovado em segundo turno, com sete votos favoráveis e dois contrários.
Durante a sessão, Alex Tardetti destacou obras, organização da rede, processo seletivo para professores e orientações sobre matrículas on-line para 2026.
Município foi contemplado com kit completo anunciado pelo Governo do Estado, reforçando a estrutura de resposta a emergências na região.