02 de fevereiro de 2026
Gerais

Ciclone em alto-mar pode causar temporais em SC no fim de semana

Instabilidades devem atingir principalmente a faixa entre o Meio-Oeste e Litoral do estado, com risco de chuva intensa, ventos fortes e granizo.

Por Oeste Mais

Atualizado em 31/01/2026 | 10:41:00

A atuação de um ciclone em alto-mar mantém a condição de temporais em Santa Catarina entre as tardes até este domingo, dia 1º, especialmente na metade leste do estado. A previsão indica ocorrência de chuva intensa, raios, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo em pontos isolados.

Segundo a Defesa Civil, a circulação do ciclone sobre o oceano se intensifica na tarde deste sábado, favorecendo temporais mais fortes. Entre os Planaltos e o Litoral, o risco é alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica e alagamentos.

No domingo, dia 1º, à medida que o ciclone se afasta ainda mais da costa catarinense, as instabilidades perdem força. A partir da tarde, os temporais passam a ocorrer de forma mais isolada, com chuva pontualmente intensa entre o Litoral Norte e a Grande Florianópolis.

A segunda-feira, dia 2, começa com tempo estável em Santa Catarina, com sol entre nuvens. A partir do final da manhã e principalmente entre a tarde e a noite, a aproximação de mais uma área de baixa pressão em diferentes níveis da atmosfera, entre Argentina e Paraguai, volta a desestabilizar a atmosfera no estado, especialmente entre o Grande Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte – regiões mais próximas ao Paraná.

Apesar de isolados, os temporais podem voltar a produzir granizo e intensas rajadas de vento de forma localizada, oferecendo risco baixo a moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda d e galhos e árvores e alagamentos pontuais.

Recomendações da Defesa Civil

Durante os temporais, a orientação é buscar abrigo em local seguro, longe de janelas e de objetos que possam ser arremessados. Em caso de ventos fortes, deve-se evitar transitar ou se abrigar próximo de árvores, placas, muros e postes de energia. Já em situações de chuva intensa com alagamentos, a recomendação é não atravessar ruas alagadas nem pontes ou pontilhões submersos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.