Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Dona Ida faleceu no dia 08 de novembro de 2022, aos 87 anos de idade, em Florianópolis.
Está aprovado pelo Legislativo de São Lourenço do Oeste o Projeto de Lei número 40/2025, de autoria do vereador Altair Borges e da bancada do PP, que, como forma de reconhecimento e homenagem, atribui denominação ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) com o nome de Ida Dorvalina Libardoni Fantin.
Conhecida popularmente por Dona Ida Fantin, nascida em 04 de maio de 1935, em São Sebastião do Caí (RS), é filha de Paulo Libardoni e Benedita Maria Lazzarotto Libardoni. Chegou em São Lourenço do Oeste em maio de 1949, com 14 anos.
Em 1952 Ida casou-se com Angelo Fantin, um italiano recém-chegado na cidade e que trabalhava com agrimensura na construção da estrada de São Lourenço à Chapecó. Nas décadas de 1980 e 1990, dedicou-se às atividades sociais e culturais da Indústria Parati, junto com seu marido Angelo Fantin.
“A atuação da Dona Ida Fantin em nossa sociedade é por demais expressiva. Sua dedicação e atuação em diversas áreas lhe renderam diversas homenagens, dentre elas: condecoração na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em 2015, pela relevância na educação e cultura catarinense dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Bom de Bola; e o Prêmio Mulher Empreendedora da ACISLO, no ano de 2021”, contou o vereador Altair, que mesmo ausente por questões de saúde, escreveu uma carta que foi lida em Plenário.
Dona Ida faleceu no dia 08 de novembro de 2022, aos 87 anos de idade, em Florianópolis. “Como reconhecimento a suas ações, entendemos oportuno homenagear esta ilustre lourenciana pioneira, com a denominação de um espaço público que simboliza grande parte de seu trabalho em favor dos mais necessitados”, disse ele, enfatizando que, quando votado e se aprovado, o CRAS passa a denominar-se: Centro de Referência da Assistência Social Ida Lidardoni Fantin.
Familiares e representantes de entidades estiveram presentes durante a sessão e acompanharam a votação.
Ao assumir o cargo, Edison Demarchi destacou a importância da harmonia entre os Poderes e reafirmou seu compromisso com o trabalho desenvolvido na Câmara.
A proposta foi analisada em plenário e recebeu aprovação unânime dos vereadores.
Os recursos serão destinados à Secretaria Municipal de Agricultura, Instituto Cultural de São Lourenço e Encargos Gerais do Município.
O programa já foi desenvolvido nos anos de 2023 e 2024, apresentando resultados positivos.
Na Moção, o Legislativo expressa o reconhecimento da comunidade aos esforços e resultados alcançados pela entidade.
O evento reuniu jovens parlamentares de diversas regiões do Estado, com o objetivo de trocar experiências, ampliar conhecimentos e fortalecer a participação cidadã.