A Secretaria de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), iniciou as discussões para a realização de um estudo técnico sobre a viabilida
A Secretaria de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), iniciou as discussões para a realização de um estudo técnico sobre a viabilidade da implantação do estacionamento rotativo em São Lourenço do Oeste. A proposta visa organizar o uso das vagas na região central da cidade e atender a uma demanda crescente por maior rotatividade.
Segundo o secretário da pasta, Cleodir Bertochi, a iniciativa já conta com ações preliminares. “Visitamos municípios de porte semelhante, como Xanxerê e Xaxim, onde o sistema está em pleno funcionamento e tem apresentado bons resultados”, destacou.
A regulamentação do estacionamento é uma das principais reivindicações do comércio local. Atualmente, a área central da cidade conta com aproximadamente 1.000 vagas, mas a maioria permanece ocupada ao longo de todo o dia, dificultando o acesso de novos veículos e prejudicando o fluxo de consumidores.
“Do jeito que está não dá mais para continuar. É urgente tomar uma decisão para melhorar a rotatividade das vagas. Muitos veículos permanecem estacionados o dia inteiro no mesmo local, o que torna as vagas insuficientes, mesmo com um número razoável disponível”, afirmou Bertochi.
O tema também foi amplamente debatido durante a 6ª Conferência Municipal das Cidades, realizada nos dias 21 e 22 de maio. Durante o encontro, representantes da sociedade civil, gestores e comerciantes reforçaram a importância de realizar um estudo técnico e econômico que avalie a melhor forma de implantação do sistema rotativo.
O Plano de Mobilidade Urbana do município já identifica os pontos críticos com maior demanda por vagas de estacionamento. Entre os trechos que concentram os maiores problemas estão as avenidas Brasil e Ernesto Beuter, além da Rua João Beux Sobrinho e demais vias da região central.
A expectativa é de que, após a conclusão dos estudos, o projeto seja debatido com a comunidade antes de sua implementação.
Para esta edição comemorativa, a expectativa é de atrair cerca de 15 mil pessoas ao longo dos três dias de programação.
A maioria dos inscritos são atletas amadores que praticam a corrida como forma de esporte e lazer.
O prefeito Agustinho destacou a importância do projeto para o desenvolvimento educacional do município e garantiu o empenho do poder público para remover os entraves que possam atrasar a contrução.
A área será loteada e integrada ao programa municipal de incentivo à instalação de indústrias, que visa atrair novos empreendimentos e impulsionar o desenvolvimento econômico da cidade.
O presidente do Comitê, Joel Garcias, recepcionou o parlamentar do deputado estadual Jair Miotto e agradeceu o apoio destinado ao esporte local.
Nesta etapa, os serviços estão concentrados na Rua Coronel Bertaso, uma das principais vias do centro urbano, que está recebendo nova pintura em toda sua extensão.