Tivi São Lourenço, 27 de abril de 2024
Política

Projeto que dá nome à rua em Presidente Juscelino dá entrada na Casa Legislativa

A homenageada pela parlamentar trabalhou por 28 anos na Escola Reunidas Professor Francisco Serafim Guilherme Shaden, hoje nomeada Escola Básica São Valentim

Por Assessoria Câmara

Atualizado em 05/03/2024 | 19:20:00

Deu entrada na Casa Legislativa durante a primeira sessão ordinária do mês de março o Projeto de Lei número 3/2024, de autoria da vereadora e presidente do Legislativo, Marlice Perazoli. 

Tal proposta, explica a vereadora, tem dupla finalidade: denominar via pública localizada na sede do distrito de Presidente Juscelino, bem como homenagear uma grande mulher que dedicou parte da vida em prol da comunidade. “Estamos falando de Leolanda Rauber, filha de Verônica e José Scheid, nascida em 13 de maio de 1922”, disse. 

A homenageada pela parlamentar trabalhou por 28 anos na Escola Reunidas Professor Francisco Serafim Guilherme Shaden, hoje nomeada Escola Básica São Valentim, sendo de 1957 a 1972 como professora e de 1972 a 1985 realizando serviços gerais, quando completou o tempo para aposentar-se como servidora pública. “Sempre exerceu suas funções com muito amor e dedicação à vida escolar. Também participava ativamente na comunidade em cultos e missas, sendo secretária do Apostolado da Oração durante muitos anos, contribuindo ainda nas festividades religiosas”, disse Marlice.

Leolanda viveu no mesmo local até 03 de janeiro de 1997, quando faleceu, aos 74 anos, na cidade de Campo Erê sendo sepultada no cemitério de São Valentim, no distrito de Presidente Jucelino. 

O projeto deve ser analisado nas comissões permanentes competentes e apreciado em Plenário nas próximas sessões ordinárias.

Homenagem com nomes de ruas 

A denominação de logradouros e de espaços públicos como ruas, avenidas, praças, entre outros, é uma das atribuições dos vereadores de São Lourenço do Oeste.

No município é tradicional que estes locais recebam nomes de pessoas falecidas e que tiveram alguma importância histórica ou atuação importante na comunidade, em uma espécie de homenagem póstuma, permitido pela Lei número 2.650, aprovada pelos vereadores em março de 2022. 

A Câmara Municipal mantém uma lista com nomes de pessoas sugeridas para denominações. Caso haja interesse de familiares que desejam fazer tal homenagem, a indicação poderá ser protocolada na Secretaria administrativa da Câmara, de forma física, ou por meio digital, apresentando os documentos e informações como a biografia da pessoa a ser homenageada, uma foto e a cópia da certidão de óbito.

Entretanto, é preciso ficar atento a alguns requisitos antes de encaminhar a documentação. Entre eles, de que a pessoa seja falecida a mais de 180 dias. A pessoa homenageada também precisa possuir bom conceito social, e que tenha comprovadamente prestado serviços relevantes ao município, ou ao estado, ou ao país nos diversos campos do conhecimento humano, da educação, da cultura, dos esportes, das artes, da política e da filantropia.

Portanto, se você deseja homenagear algum familiar que teve papel relevante em São Lourenço do Oeste ou obter mais informações entre em contato com a Câmara de Vereadores pessoalmente na Rua Duque de Caxias, 522, das 13h às 19h ou pelo Fone/ WhatsApp: (49) 3344-2666.

NOTÍCIAS RELACIONADAS