Tivi São Lourenço, 29 de abril de 2024
Segurança

Policial militar morre dias após sofrer acidente em Vitorino, e família opta pela doação de órgãos

Ulisses Kozak, 46 anos, era policial há 25 anos no sudoeste do Paraná. PM lamentou morte e prestou homenagem ao profissional. Veja como ser doador de órgãos.

Por G1/PR

Atualizado em 14/04/2024 | 18:39:00

Morreu no sábado (13) o policial militar Ulisses Kozak, 46 anos, por complicações devido a ferimentos que sofreu após um grave acidente de trânsito na terça-feira (9). A informação foi confirmada neste domingo (14) pela Polícia Militar (PM).

Segundo a PM, o policial transitava com uma motocicleta pela BR-158, em Vitorino, no sudoeste do Paraná, quando bateu de frente com uma BMW. As causas do acidente são apuradas.

Logo após a batida, o policial ficou internado em estado grave no Hospital de Pato Branco, mas não resistiu. Após a confirmação da morte encefálica, a família optou pela doação de órgãos, desejo que era manifestado pelo policial, conforme comunicado da PM.

"Kozak era um homem de grande coragem e generosidade, qualidades que se refletiram até nos seus últimos momentos, conforme manifestado pela sua vontade de doar seus órgãos, proporcionando novas esperanças de vida para outras pessoas", diz nota.

Os órgãos doados não foram informados pela PM.

25 anos de PM

O policial serviu à PM por 25 anos, segundo a polícia.

"Era bastante dedicado, íntegro, honesto. Cumpria as missões que lhe eram repassadas, um respeitador da hierarquia e Disciplina. Um exemplo a ser seguido", lembrou a colega do profissional Letícia Conrado.

Ainda em nota a PM lamentou a morte e informou que o velório está previstos para ocorrer na segunda-feira (15), à partir das 6h na Funerária Prever, em Pato Branco.

Como registrar vontade de ser doador de órgãos

Através de um novo sistema criado pelo Conselho Nacional de Justiça, ficou mais fácil para a pessoa se declarar doadora de órgãos.

Para isso, é necessário acessar o site e solicitar o certificado digital. Em seguida, preencher o formulário e indicar quais os órgãos que gostaria de doar. Depois, selecionar o cartório que vai providenciar a autorização eletrônica de doação de órgãos.

No Brasil, segundo o Conselho Nacional de Justiça, 42 mil pessoas estão na fila única de transplantes, 500 delas são crianças. A maioria aguarda por doação de um rim, fígado, coração, pulmão e pâncreas.

O Paraná é um do estados que lideram a lista nacional de estado com maior doação de órgãos do país.

NOTÍCIAS RELACIONADAS