Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Onça fêmea estava magra e machucada e está em reabilitação em um hospital veterinário de Londrina, no norte do estado. Previsão é de que ela seja devolvida à natureza na próxima semana.
Um produtor rural de Congonhinhas, no norte do Paraná, foi surpreendido por uma onça-parda no telhado de casa na tarde de terça-feira (30). Para retirá-la, o homem conseguiu laçar o animal e acionou equipes do Instituto Água e Terra (IAT) para realizar o resgate. Assista acima as imagens do animal capturado.
A onça fêmea foi encontrada magra e machucada e foi levada para um hospital veterinário do Centro Universitário Filadélfia (Unifil) de Londrina, na mesma região, onde está passando por reabilitação. A previsão é de que ela seja devolvida à natureza na próxima semana.
Segundo o morador, a onça estava rondando o sítio e chegou a comer pequenos animais da propriedade. Após conseguir capturá-la, ele a colocou em uma espaço cercado com grades e aguardou a chegada dos técnicos do IAT.
A médica veterinária e especialista em animais silvestres, Daniela Martina, informou que para levar a onça-parda ao hospital foi necessário sedá-la com um dardo tranquilizante.
Na unidade, ela tomou soro e recebeu medicamentos antibióticos e anti-inflamatórios. Ela também deverá passar por exame de raio-X, ultrassom e exames de sangue.
"A onça tem menos de um ano, não está bem clinicamente, chegou magra, machucada e vai precisar de alguns dias para se recuperar. O tratamento deve prosseguir por pelo menos uma semana. Só depois será solta na natureza”, explicou a veterinária.
A data e o local da soltura da onça serão definidos pelo IAT.
O veterinário Pedro Camargo, que atua na área operações com felinos no IAT, alertou sobre a importância de acionar órgãos especializados nestes casos.
“É fundamental acionar os órgãos competentes, porque têm profissionais capacitados para manejar animais com segurança em resgates, além de orientar a comunidade sobre procedimentos corretos ao se deparar com onças e outras espécies”, informou.
Natural de Porto Alegre, Jacqueline Ferrari, de 52 anos, era sócia de uma empresa na área da gastronomia e deixa dois filhos
Decisão foi confirmada pela família da garota e a defesa do homem. Crime aconteceu em 31 de dezembro de 2024. Ex-participante do "Masterchef", ele segue detido desde 1º de janeiro deste ano.
Ao todo, serão distribuídos R$ 4,2 mil em premiação, além de troféus para os quatro primeiros colocados em cada categoria.
Investimento conta com apoio do Governo de Santa Catarina por meio do Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec)
Vento fortes provocaram danos em municípios da região na noite de segunda-feira.
Paciente de 35 anos passou por transplante multivisceral raro, mas não resistiu após um quadro de infecção generalizada.